Para que serve o teste do martelo no joelho?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Você já deve ter visto aquele exame em que o médico bate um martelinho no joelho do paciente, não é? Ele faz isso para testar o chamado reflexo patelar — que indica a velocidade da transmissão de sinais entre os nervos, a medula espinhal e os músculos.

A ausência do reflexo patelar ocorre durante a investigação com o martelo e em que a reação desejada não ocorre, ou seja, a pessoa simplesmente não estira a perna, apresentando um movimento pouco notório ou mesmo ausência deste.

O exame de reflexo patelar consiste em dar um leve golpe com um martelo de borracha no joelho. Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso, fazendo com que a perna mexa, abaixo é possível conferir como os neurônios atuam nesse mecanismo do nosso corpo.

O que pode ser a ausencia de reflexo do joelho ? Em geral a perda do reflexo do joelho não diz respeito a uma lesão articular do joelho, e sim de uma lesão de raiz nervosa, como por exemplo, uma hérnia discal. Algumas pessoas apresentam ainda reflexos menos vivos e são apenas parte de um exame normal.

Quando os médicos querem testar o reflexo patelar de uma pessoa, dão uma leve batida com um martelinho de borracha no joelho dela. Em uma pessoa saudável, espera- se um movimento rápido da perna como resposta.

A avaliação dos reflexos é parte essencial da avaliação neurológica. Podemos, por exemplo, diferenciar o comprometimento do sistema nervoso central do comprometimento do sistema nervoso periférico a partir da análise dos reflexos.

Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.

A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.

medula espinhal

O reflexo patelar é gerado através de um arco reflexo simples, ou seja, não envolve a participação do encéfalo. Seu centro coordenador ocorre na medula espinhal ou raquidiana.

O reflexo avaliado é o patelar do membro inferior direito e você está em dúvida se ele está levemente diminuído. Nesse momento você avalia o membro inferior esquerdo, comparando os dois lados avaliados.

Se no ambulatório de neurologia, ao realizar o exame físico neurológico completo, você constatar que seu paciente apresenta o sinal de Babinski, esse é um forte indicativo de que ele apresenta uma lesão na via piramidal, aquela principal responsável pela motricidade voluntária.

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

Para uma avaliação mais detalhada de lesões ou desgastes (artrose) no joelho, exames de imagens como radiografias, tomografia computadorizada, ultrassonografia e principalmente a ressonância magnética auxiliam o médico ortopedista a fazer o diagnóstico preciso!

A Ultrassonografia de Joelho ajuda a diagnosticar alterações articulares e dos músculos do joelho. Podemos diagnosticar degeneração articular, artrites, alterações dos ligamentos, tendões, cartilagens, derrames articulares e bursites.

As causas médicas de fraqueza no joelho relatadas na literatura médica são: fadiga, fome, desidratação, problemas na tireóide, alterações na glicemia, hipotensão arterial, obesidade, miastenia, uso excessivo do joelho, entorse, alterações pós-menopausa, degeneração relacionada com a idade, compressão nervosa no canal ...

A causa está relacionada a uma fraqueza ligamentar congênita ou adquirida (trauma) e na maioria dos casos, tem o envolvimento de outras estruturas estabilizadoras, como a cartilagem articular, os meniscos e músculos. Quanto maior é o número de estruturas afetadas, maior é a instabilidade do joelho.

O principal sintoma do joelho falseando é a instabilidade durante o caminhar. Mas, com o passar do tempo, alguns outros sintomas podem aparecer, tais como dor e irritação local. Além disso, com o tempo, pode surgir artrose, ou seja, maior desgaste da cartilagem do joelho.

O uso do martelo de reflexo
Ao bater com o martelo, há como notar o movimento ou a falta dele. Também não é preciso imprimir uma força muito grande no toque. A chamada percussão deve ser leve, pois o menor estímulo já obtém reflexo. O truque é pegar, precisamente, na área esticada para obter o efeito esperado.

Pois o teste no qual se realiza o reflexo, são marteladinhas no joelho, onde o impacto é "percebido" pela patela, osso anterior ao joelho. De forma simplificada é isso ai.