Para que serve o teste da língua?

Perguntado por: dmello4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O exame é conhecido como Teste da Linguinha e tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

O teste deve ser realizado nas primeiras 72h de vida até 30 dias no máximo. Será avaliado clinicamente o tamanho do frênulo, analisada a forma como mama e a pega no seio materno.

O teste é realizado por um profissional capacitado, principalmente, um fonoaudiólogo. É rápido, seguro, indolor e não tem custo, possibilitando detectar precocemente a presença da língua presa, que é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada.

O exame é conhecido como Teste da Linguinha e tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

Nenão recebeu esta semana, denúncia feita por uma mãe de que um médico pediatra teria solicitado que procurasse uma fonoaudióloga para fazer o teste da linguinha em seu filho recém-nascido, e que o valor cobrado pelo exame seria de R$ 50,00.

Se o resultado da avaliação do protocolo indicar a presença da língua presa, o procedimen- to de liberação do frênulo lingual, popularmente conhecido como “pique na língua”, deve ser realizado por um profissional médico ou dentista.

Sinais que poderão indicar que a criança tem língua presa
o bebé mostra dificuldade em movimentar a língua para um lado da boca; dificuldade em colocar a língua para fora dos lábios; a língua apresenta forma de nó ou de coração quando a criança a coloca para fora.

O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei, gratuito e deve ser realizado no recém-nascido ainda na maternidade.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, na rede pública geralmente são os pediatras que fazem os testes obrigatórios logo após o nascimento das crianças, e serão eles os responsáveis pelo teste da linguinha. O Sistema Único de Saúde paga o procedimento para corrigir o problema para pessoas de todas as idades.

O Teste da Bochechinha é um exame capaz de identificar mais de 310 doenças genéticas tratáveis que se manifestam na infância. Além de complementar o teste do pezinho tradicional, o Teste da Bochechinha amplia bastante o número de doenças investigadas.

O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida.

É indicado que a cirurgia seja realizada logo nos primeiros meses de vida da criança, já que em idades maiores o procedimento poderá exigir a aplicação de anestesia e uma recuperação com o período mais longo.

Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico audiológico e intervenção precoce das alterações auditivas.

O teste do olhinho alterado pode ser indicativo de doenças graves, que impedem o desenvolvimento da visão: • Retinopatia da prematuridade • Catarata congênita • Glaucoma congênito • Retinoblastoma • Doença de Coats • Persistência hiperplásica de vítreo primário (PHVP) – ou vascularização fetal persistente • ...

Como é feito o teste
O teste em si é tranquilo. Ele é feito enquanto o bebê dorme, justamente para evitar algum tipo de incômodo. É introduzida uma delicada sonda no conduto auditivo da criança, que vai produzir o estímulo sonoro e captar seu retorno.