Para que serve o Tajuja?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A sua raiz contém propriedades que servem como desintoxicante, analgésico, fortificante, combate a anemia, diarreia, desobstruente do fígado e do baço, alivia febres e é um laxante natural.

Tradicionalmente a Taiuia, é comumente usado para alívio da dor e como tônico e purificador do sangue. A raiz é considerada um agente laxante, emético, analgésico, anti-sifilítico e de limpeza como uma decocção para dor reumática, neuralgia, dispepsia e erisipela.

COMO PREPARAR O CHÁ DE TAIUIA OU TAYUYA
Coloque 1 litro de água filtrada numa panela e leve ao fogo alto. Quando começar a levantar fervura, desligue a chama e acrescente o mix de ervas escolhido – use a medida de 1 á 2 colher (sopa) para toda a mistura das ervas secas. Tampe a panela por cinco minutos.

Trepadeira herbácea, vigorosa, nativa de todo o Brasil. Caracteriza-se por possuir longas raízes tuberosas e ramos sulcados longos e um tanto carnosos. Folhas tri ou penta-lobadas, de 12-18 cm de comprimento. Inflorescências unissexuais, com flores, de cor amarelo-esverdeadas.

As folhas são tri ou pentalobadas (com 3 ou 5 recortes formando pontas, sendo uma central maior e as laterais) sob pecíolos (haste ou suporte) de 4 a 8 mmm de comprimento. A folha jovem tem pilosodade amarelada, e quando mais velha é muito áspera ao tato e com textura cartácea (como cartolina).

O mulungu, também conhecido pelo nome científico de Erythrina Mulungu, é uma planta medicinal encontrada no Brasil com ações calmante e de relaxamento. Assim, o chá de mulungu torna-se eficaz para o alívio de quadros leves de insônia, ansiedade e estresse.

O principal benefício do chá de unha-de-gato é fornecer um alto teor de flavonoides (agentes antioxidantes), substâncias anti-inflamatórias e antifúngicas. Por conta disso, ele é ótimo para tratar dor de garganta, gastrite, amigdalite, artrite e diferentes inflamações nas articulações.

Bardana é cicatrizante, antibacteriana e anti-inflamatória. Assim, pode auxiliar no tratamento de eczemas, acne e demais condições de pele, garantindo um aspecto mais saudável.

conhecida popularmente por erva Tipi, ou erva Guiné, ou erva de Amansa Senhor, indicada como tendo atividades antiofídica e repelente de serpentes.

Ação terapêutica: antiinflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e anti-ulcerogênica. Para reumatismo, artrite reumatóide, gota, dores musculares e da coluna, prostatites, nevralgias e contusões e na cicatrização de feridas externas. Forma de uso: tintura, chá, macerado em álcool, pomadas, cataplasmas.

Rica em água, fibras, flavonoides, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, ferro e zinco, os benefícios da alcachofra para a saúde são vários: alivia a má digestão, protege o fígado, previne anemias, controla o colesterol, a glicemia, a pressão arterial e o apetite.

Para isso, ele deve ser consumido duas a três vezes ao dia como uma infusão para que os efeitos sejam vistos em uma ou duas semanas.

A carobinha é uma planta de propriedades cicatrizantes, por isso, facilita a cicatrização de feridas, cortes, picadas de inseto, acne e mais.

A botica inteira, cuja parte empregada são as raízes, é utilizada na medicina popular como expectorante, diurética, em problemas circulatórios e para baixar a pressão arterial.

A salsaparrilha ajuda a desintoxicar o corpo e, na forma de chá, possui uma longa história no tratamento de doenças de pele, como a Psoríase. Sua indicação está voltada para ajudar nos casos de: ácido úrico, arteriosclerose, artrite, cistite, colesterol, resfriado, gripe, circulação, reumatismo e ureia.

Como fazer o chá Ingredientes: 1 litro de água 2 colheres de sopa de folhas secas Adicionar as folhas na água fervente, desligar o fogo tampar e deixa em infusão por 5 minutos, coar. Beber até 4 xícaras por dia.

Gosta de solo bem drenado, bem alimentado e pleno sol ou meia-sombra. Para que as folhas se mantenham jovens e frescas, deve colher regularmente para estimular o crescimento de novas folhas. Para além disso, convém colher as folhas jovens antes da floração pois as mais velhas tornam-se rijas e demasiado amargas.

A moringa é originária do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, embora esteja presente em vários países tropicais e subtropicais. A planta se cultiva na África, Ásia tropical, América Latina e Caribe, Flórida e ilhas do Pacífico.

O Pau Para Tudo é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações. A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada.