Para que serve o suspiro de uma fossa?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Outra medida fundamental para impedir que o odor desagradável dos gases retorne ao imóvel, é a utilização de um artifício de ventilação conhecido como “respiro”, saída de ar ligada ao encanamento de esgoto e direcionada para o telhado dos imóveis.

Os detritos que chegam lá são o alimento de tais bactérias que os decompõem e transformam para que não prejudiquem a natureza. Desse modo, a bactéria para fossa “quebra” os resíduos que estão nesse receptáculo, os transformando em gases e líquidos, ajudando a deixar a água mais limpa para voltar ao meio ambiente.

A fossa deve receber apenas efluentes e dejetos humanos ligados ao banheiro. Evite despejar esgotos de ralos e pias. O Detergente e outros produtos podem atrapalhar o funcionamento das bactérias anaeróbicas.

Para realizar o desentupimento de fossa de esgoto é necessário contar com um profissional. Qualquer dano causado à tubulação pode gerar vazamentos e a decorrente contaminação do solo. Se você possui um problema de entupimento como esse, o ideal é contratar um encanador.

Alguns produtos dos mais usados são:

  1. Fermento químico;
  2. Combinação de ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e água;
  3. Produtos comercializados com a finalidade de “afastar o mau odor”.

Em caso de dúvida, lembre-se desta regra prática: se não for água, dejetos humanos ou papel higiênico, não deve ir para sua fossa séptica.

A solução para os casos em que a fossa enche de água quando chove dependem do que está causando o problema. Se existe uma rede pluvial que passa pela sua fossa, você pode aumentar o diâmetro do encanamento da fossa. Dessa maneira, ela suportará o volume de água que a chuva traz, sendo capaz de escoar sem encher.

E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando o processo. Já para quem tem rede coletora de esgoto, jogar papel na privada só está liberado em prédios, que têm mais pressão da água para empurrar o papel por aí. Se você mora em casa precisa conhecer bem o encanamento.

A falta de higienização da fossa também leva a uma sobrecarga no sistema de esgoto. Pode haver entupimento nos canos, já que os efluentes não escoam corretamente. E sempre existe o risco de o vaso sanitário “devolver” o material após a descarga. Ninguém merece um banheiro alagado, ainda mais com água de privada.

Por si só a fossa já abriga dejetos que apresentam odores mais pesados, o que acontece é esse odor pode voltar pelo encanamento para o banheiro, ralo da pia ou mesmo da lavanderia e se espalhar pela casa.

O Fossa Trat é um produto para secar fossa 100% natural, não tóxico e não patogênico. Ele realiza um tratamento biológico preventivo que ajuda a elevar a eficácia da ação que já ocorre naturalmente nas fossas.

Escoar a água das pias diretamente na fossa séptica pode fazer com que microrganismos importantes na decomposição de desejos sejam comprometidos por algum dos produtos de limpeza que usamos, como sabão, detergente e sabonetes.

Toda vez que chove a água da fossa retorna pela tubulação do banheiro. Não é entupimento, já que ocorre com chuva.

Na maioria das vezes, o refluxo de água ocorre devido a lixos e objetos que tampam os bueiros, impedindo o escoamento. Caso isso ocorra, a prefeitura deve ser acionada. Caso esteja construindo, evite cometer o erro de ligar o ralo diretamente à rede coletora de esgoto ou direcionar a calha para o esgoto.

O esgoto voltando pelo ralo do banheiro, se for devido ao encanamento entupido, provavelmente ocorreu pelo descarte incorreto de materiais indesejáveis no vaso sanitário e/ou razões até mesmo externas.

Esse problema geralmente é causado pelo entupimento dos vasos sanitários, ralos e pias. Além de o clima no ambiente ficar bastante desagradável, esse mal pode prejudicar a saúde das pessoas, uma vez que os gases que circulam nos esgotos e nas tubulações são nocivos aos seres humanos.

Se a sua fossa já estiver cheia ou prestes a vazar, ela pode exalar um odor desagradável que poderá ser sentido ao entorno dela, em alguns casos o odor flutua como brisa, levando o mau cheiro para dentro de casa ou estabelecimento comercial.

A Lei n 579/2016, Art 24 do Novo Código de Posturas do Município proíbe a construção de Fossas Sépticas e Sumidouros em passeios públicos. A construção, além de ser ilegal, pode ocasionar acidentes fatais com pessoas e/ou animais.