Para que serve o suco de laranja na feijoada?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Esse ácido oxida o ferro e faz com que ele fique mais solúvel e, assim, seja absorvido com maior facilidade pelo organismo. Ainda que a laranja seja a fruta mais queridinha para acompanhar a feijoada, a verdade é que qualquer outra fonte de vitamina C também é uma boa combinação para esse momento.

Tudo o que precisa fazer é colocar uma ou mais pedras de gelo em uma colher grande e, então, mergulhar os cubos no caldo engordurado. Você notará que a baixa temperatura do gelo solidificará rapidamente a camada mais superficial de gordura da receita, fazendo com que ela se prenda ao gelo.

A cachaça também pode ser um tempero inusitado que trará um diferencial para a feijoada. Um refogado de bacon, cebola, pimenta e cachaça agrega um sabor muito marcante para o resultado final e pode ser o grande truque para deixar o preparo mais saboroso.

Adicione amido de milhoEssa é uma opção para quando você não tem tempo de esperar o caldo engrossar de forma natural. Para isso você vai precisar de 2 colheres de sopa de amido de milho em meia xícara de água fria. Antes de adicionar ao feijão, dilua bastante essa mistura.

Segundo Josué Monteiro, pelo alto teor alcoólico da cachaça, ela pode ser utilizada para cortar o excesso de gordura em carnes. “No preparo de uma feijoada, por exemplo, é possível acrescentar a bebida no cozimento das carnes mais gordas, para dar uma quebrada nesse excesso”, recomenda o chef.

1. Adicione laranja durante o cozimento: Algumas pessoas adicionam suco de laranja ou pedaços de laranja (casca e polpa) à feijoada durante o cozimento. A acidez da laranja pode ajudar a cortar o sabor salgado.

Uma segunda alternativa – bem difundida entre cozinheiros experientes – é colocar batatas para cozinhar dentro da feijoada. É uma ideia inteligente, pois a água da feijoada salgada vai penetrar a batata, atravessando sua casca, e a gordura dissolvida continuará no caldo.

Como tirar o sal do feijão com batata
Para tirar o sal do feijão durante o cozimento, basta colocar uma batata descascada e em pedaços na panela. Deixe o alimento cozinhando por alguns minutos com os grãos e, em seguida, retire, prove e acerte novamente o tempero.

Chupar - ou melhor, comer inteira com a pele branca - laranja com feijoada é bom porque ela têm fibras insolúveis e pectina que ajudam mesmo a adsorver um pouco da gordura ingerida com as carnes.

A cebola com cravo e a laranja baía dão um sabor especial além de tornar a feijoada mais digestiva.

Na véspera do dia que pretende servir a feijoada, coloque o feijão e as carnes salgadas de molho, separadamente, trocando a água das carnes pelo menos 3 vezes. No dia seguinte, cozinhe o feijão. Lave novamente as carnes e cozinhe-as em outra panela.

ARROZ – como acompanhamento, calcule em média 80g (¼ de xícara de chá) de arroz cru por pessoa. FEIJÃO – como acompanhamento, meça meia xícara de chá de feijão (ainda cru) por pessoa; como prato principal (na feijoada, por exemplo), a média é uma xícara de chá.

feijão preto

Selecione bem o feijão
Porém, muitos admiradores de uma boa feijoada concordam que o melhor tipo é o feijão preto, visto que ele é mais consistente e absorve perfeitamente o gosto das carnes.

O feijão só deve ser temperado após o seu cozimento, isso porque o sal pode romper a casca do feijão, e ele perderá sua consistência. Durante o seu preparo, água e uma folha de louro podem ser o suficiente. Deixe para adicionar o sal e demais temperos no final do seu preparo.

Cozinhe o feijão com pedaços de inhame
Amasse o inhame que foi refogado e devolva à panela com o feijão. Deixe cozinhar por mais 15 minutos e sirva – além de mais grosso, o caldo do feijão ficará ainda mais nutritivo!

Pode colocar maizena na feijoada? Dica: Se quiser um caldo mais grosso, acrescente mais farinha ou maizena no feijão durante o seu cozimento, mas dilua em água fria para não embolotar.