Para que serve o suco de couve manteiga?

Perguntado por: hfreitas3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A couve contém vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo, além de fortalecer as mucosas e cartilagens e ajudar na absorção do ferro.

Por isso, pessoas com hipotireoidismo ou com histórico familiar da doença não devem consumir a verdura. "Pense no quanto de couve e de outros alimentos são utilizados na preparação do suco. Você consumiria tudo isso -em sua versão sólida- ao mesmo tempo?", questiona.

A couve é uma hortaliça de uma família pra lá de boa, junto com o brócolis, repolho, couve-flor e rabanete. Há diversas variedades desse alimento, mas a mais popular é, sem dúvidas, a couve-manteiga, que possui folhas lisas e longas, caracterizadas pela sua tonalidade verde intensa.

Suco de couve com limão
O limão é uma excelente opção para adicionar ao suco de couve e potenciar sua ação emagrecedora. Isso acontece porque o limão tem ação desintoxicante que ajuda a eliminar o excesso de gorduras, além de diminuir a sensação de fome, evitando o consumo excessivo de alimentos.

A couve pode ser consumida na forma crua ou refogada. Quanto menos aquecer, melhor, mais preservamos as enzimas, cofatores, fitoquímicos e micronutrientes dela! Utilize sempre toda a folha, inclusive os talos. Caso não vá utilizar os talos, reserve-os para bater com suco”, sugere Fernanda.

Como falamos no início deste artigo, a couve é um alimento que ajuda a perder peso, isso porque esse vegetal possui baixas calorias e nutrientes capazes de proporcionar a sensação de saciedade e diminuir o apetite.

Geralmente, as pessoas têm o hábito de tomar suco verde ainda em jejum, pela manhã, como forma de desintoxicar o organismo, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Muitos médicos, no entanto, acrescentam que o suco pode ser ingerido a qualquer hora do dia e que não há prejuízos para a saúde.

video_content

A couve ajuda o corpo a se livrar do acúmulo de gordura e a manter a pressão arterial sob controle. Além disso, regula a ação de hormônios e auxilia no controle dos movimentos dos músculos.

É permitido coar depois de bater no liquidificador e recomendado tomar o suco sozinho logo ao acordar, por exemplo. O objetivo é deixar o gosto melhor, pois o suco tende a ficar mais amargo se você tomá-lo durante as refeições.

Se os rins não conseguem remover o excesso de potássio do sangue, consumir potássio adicional pode ser fatal. Anticoagulantes: a couve é uma fonte rica em vitamina K, que contribui para a coagulação do sangue. Por isso, seu consumo pode interferir na atividade de anticoagulantes, como a varfarina (Coumadin).

Importante lembrar que a couve não traz nenhum prejuízo à saúde se for consumida com moderação. Cinco folhas por dia é uma quantidade segura, sempre acompanhada de bastante água - pelo menos dois litros diários.

Extremamente rica em proteína, a couve roxa está entre os tipos de couve mais ricos e saudáveis. Entre suas vitaminas, estão a vitamina A, B6, B12, C e D. Dessa forma, agrega incríveis benefícios ao corpo humano e combina muito com saladas e carnes, já que seu gosto é mais forte.

A infusão possui antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, diminuindo a tosse, a dor de cabeça, a febre e o mal-estar. Veja como preparar o chá e o suco, aproveitando todas as propriedades dessa poderosa hortaliça.

O alimento ainda tem poucas calorias e é rico em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade. Isso significa, então, que o suco de couve ajuda a perder a barriguinha!

O suco de laranja, couve e hortelã também é uma boa escolha para o preparo do suco detox noturno.

- Suco de cenoura com couve
A combinação de cenoura e couve resulta em cálcio, ferro, enxofre e vitaminas dos complexos A e C, nutrientes essenciais para o fortalecimento dos ossos. Veja a receita: Bata duas cenouras e três folhas de couve em um copo de água (cerca de 200 ml).