Para que serve o suco de carambola?

Perguntado por: nsalgado5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Por ser rico em grandes quantidades de vitamina C (que atua como um antioxidante), o suco de carambola ajuda a combater gripes e resfriados e retarda o envelhecimento precoce da pele, amenizando a ação de radicais livres no organismo.

Indivíduos saudáveis devem evitar o consumo de carambola em grandes quantidades ou sob a forma de extratos ou concentrados. Nesse grupo, a intoxicação é rara, mas pode ocorrer se o consumo for exagerado, como mais de 5 peças por dia ou mais de 500 ml de suco.

O chá preparado à base das folhas da caramboleira – a árvore da carambola – é foi associado a benefícios como promover a diminuição dos níveis de glicose no sangue (efeito hipoglicemiante) e contribuir com o processo de emagrecimento, dificultando a retenção de açúcar por parte do organismo.

Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.

Favorecer o emagrecimento
A carambola também é rica em água, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal e desinchando, e tem poucas calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso.

Uma explicação para essa impressão deixada na população pode ser mesmo a toxina presente na fruta, que pode ter sido um fator de seleção natural, fazendo com que espécies de pássaros em determinadas regiões evitem ao máximo a fruta.

Isto ocorre devido à caramboxina ser filtrada e eliminada pelos rins. Assim, pessoas que possuem redução da função renal e consomem carambola apresentam elevação dessa toxina no sangue, o que pode causar soluços, confusão, vômito, convulsões e até mesmo óbito.

Cuidados no consumo
Por isso, recomenda-se que pessoas que sofrem dessa condição evitem o consumo da fruta e, principalmente, de seu suco.

Ela pode proporcionar benefícios à saúde devido à presença de nutrientes, substâncias antioxidantes e por ser rica em sais minerais. Entretanto, se consumida em excesso, pode causar danos nos rins por causa da alta concentração de oxalatos.

A fruta pode ser consumida in natura, ou em derivados, como em doces, sucos e bolos. Ao ser comida crua, com ou sem casca, pode ser cortada em pedaços que, ao depender do corte, formam estrelas, ou levada direto à boca.

Como você come carambola você come a casca? A casca da carambola é comestível. Você não precisa descascar a fruta antes de comê-la.

Com isso, embora a carambola seja rica em diversos nutrientes e apresente baixa quantidade de açúcar, pessoas com problemas renais e/ou diabetes não devem consumí-la.

Modo de preparo:
Primeiramente, coloque a água para ferver. Em seguida, pique as folhas de carambola e coloque-as no recipiente da água. Tampe e deixe abafando por cerca de 5 minutos. Por fim, coe e beba.

Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem função antioxidante e diurética. Verão é época de carambola! Rica em vitamina C, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno, a fruta tem excelente função antioxidante e diurética.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.