Para que serve o subjetivo?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Subjetivo é o oposto de objetivo. Um conhecimento subjetivo é aquele que depende do ponto de vista pessoal, individual, que não é fundado no objeto, mas condicionado somente por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito.

Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Primeiramente, é necessário destacar que a subjetividade implica a existência de um sujeito. Isso significa que temos que ter em mente que uma pessoa é única em seu modo de pensar, de falar e de agir. Que cada indivíduo tem as suas próprias experiências de vida e são essas particularidades que nos fazem únicos.

O método subjetivo subestimou os valores de capacidade funcional, quando comparados aos do método objetivo. Contudo, após o tratamento clínico, ambos os métodos apresentaram valores similares em relação à capacidade funcional.

Distingue-se a interpretação subjetiva e objetiva. A interpretação subjetiva tem por fim a verificação da vontade real dos contraentes, enquanto a interpretação objetiva visa a esclarecer o sentido das declarações que continuem dúbias ou ambíguas por não ter sido possível precisar a efetiva intenção das partes.

1 Caráter ou qualidade de subjetivo. 2 Filos Aquilo que se relaciona unicamente a um indivíduo, sendo inacessível a outrem. 3 Característica de todos os fenômenos psíquicos que se relacionam ao próprio indivíduo e considerados por ele seus.

A imagem subjetiva constitui-se, a partir da relação com o outro, com o mundo objetivo, que “não se pode, na verdade, separar das grandes funções psíquicas, a intelecção, a cognição, a memória, o desejo.” (AUMONT, 2007, p. 14). Nesse sentido, “os fatores situacionais” (p.

Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.

O que eu defino como realidade subjetiva é a realidade totalmente dependente do sujeito, como se a mente deste produzisse a realidade (tipo o solipsismo) e não houvesse referencial concreto, uma vez que a própria mente do indivíduo cria a realidade.

A subjetividade envolve um conjunto de características que são constituídas internamente em cada indivíduo a partir de suas relações sociais: seus modos de pensar, sentir, seus valores e significados. Trata-se da maneira como sentimos, pensamos, imaginamos, amamos e odiamos, que constitui nossa subjetividade.

De um só indivíduo: 3 egocêntrico, individual, íntimo, particular, pessoal, privado, próprio. Pertencente a um sujeito: 4 atinente, característico, dependente, específico, imanente, inerente, inseparável, intrínseco, ligado, peculiar, pertencente, pertinente, relativo.

substantivo masculino O que se tem como propósito; aquilo que se quer obter, alcançar, realizar; propósito, meta, alvo: seu objetivo é ser feliz. [Militar] Aquilo que é o alvo das operações militares: atingiu o objetivo!

Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

Um método é simplesmente a ferramenta usada para responder suas perguntas de pesquisa — basicamente, como você irá coletar os seus dados.

O que é método objetivo na Psicologia??
O Método objetivo desse estudo é o método que quantifica, qualifica e classifica o comportamento humano.

Substantivo Concreto é um tipo de substantivo que designa seres ou objetos reais. Representa seres com existência própria (cadeira, mesa, gato, mulher, homem) e que não dependem de outros para existirem.