Para que serve o soro na gravidez?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O soro é para hidratar e alimentar, já que a parturiente é impedida de beber ou comer. Em seguida, na triagem, é feito o exame de toque para medir a dilatação. O exame é repetido a cada hora.

A ocitocina sintética foi desenvolvida nos Estados Unidos, na década de 50, e é usada até hoje para induzir partos. Ela é aplicada na veia, com soro, para estimular as contrações uterinas, em casos específicos. A principal diferença entre a natural e a sintética é que a última não atua no cérebro da mulher.

Se ela está vomitando, teremos que hidratá-la devido à perda de sódio, potássio, cálcio e magnésio. Ela terá que tomar soro no pronto atendimento ou até mesmo internar. Um caso de hiperemese é caracterizado por vômito mais de cinco vezes por dia”, explica Dr.

Se você estiver desidratada, pode ter que tomar soro na veia, para repor líquidos, glicose e eletrólitos. Também pode receber medicamentos para aliviar a náusea e os vômitos.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

Algumas situações dificultam o parto normal e podem colocar mãe e bebê em risco. Uma delas é quando a placenta está em cima do colo do útero, chamada de placenta prévia. Além de impedir a passagem do bebê, corre-se o risco de hemorragia durante o parto vaginal.

Médicos indicam a caminhada com passos acelerados de preferência 1 hora pela manha e 1 hora pela tarde. A caminhada auxilia o bebê a descer cada vez mais em direção à pélvis e a pressão dele sob o útero aumenta a produção de ocitocina responsável pelas contrações uterinas.

O exercício também ajuda o bebê a encaixar na pelve, condição imprescindível para um parto normal. A recomendação é de 150 minutos semanais, dividido em três dias, de atividades de intensidade leve a moderada – vale caminhada, hidroginástica, pilates, yoga… desde que com baixo impacto e carga leve.

Início da dilatação
Ela pode começar a acontecer antes mesmo que ele fique totalmente fino. A fase de extensão do colo do útero pode ser bastante intensa e dolorosa para algumas mulheres, pois algumas demoram muito mais para dilatar que outras2.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.

Segundo a Agência Europeia de Segurança Alimentar, é indicado que as gestantes elevem o consumo de água diário em, pelo menos, 300 ml, dada a importância da hidratação na gravidez. De forma geral, é recomendado que as pessoas bebam entre 1,2 e 2 litros de água por dia, e as grávidas, de 2 a 3 litros diários.

Bebidas adequadas para a gravidez incluem água, leite, sucos de frutas e polpa sem açúcar. Sopa também conta e pode, ainda, fornecer uma boa porção de nutrientes benéficos.