Para que serve o SO3?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O trióxido de enxofre é extremamente higroscópico. O calor de hidratação é suficientemente elevado para levar madeira ou algodão à ignição. Nestes casos, o SO3 desidrata os carbohidratos estruturais destes materiais.

É usado na fabricação de fertilizantes, baterias, explosivos e na síntese química de medicamentos, entre muitos outros usos. O ácido sulfúrico é um poluente atmosférico comum formado a partir de dióxido e trióxido de enxofre em contato com umidade.

O SO3 é preparado através da oxidação do dióxido de enxofre com oxigênio, na presença do catalisador óxido de vanádio V. Reage de forma violente com a água dando forma ao ácido sulfúrico.

O enxofre é uma substância muito indicada em tratamentos para ter pele, unhas e cabelos fortes. Esse elemento químico é primordial para a formação de algumas proteínas que mantêm a nossa beleza. Não se trata só de beleza, para se ter boa saúde deve incluir a ingestão de enxofre, presentes em alguns alimentos.

O óxido sulfúrico, anidrido sulfúrico ou trióxido de enxofre é o óxido de fórmula química SO3.

Empregado na fabricação de fósforos, inseticidas e têxteis, também está presen- te na metalurgia e na indústria farmacêutica, sendo seus principais compostos o ácido sulfúrico (H2SO4), o dióxido de enxofre (SO2) e o sulfureto de hidrogênio (H2S).

Com o enxofre são produzidos fertilizantes, inseticidas, fungicidas, pólvora, laxantes, cosméticos, etc. Ele é usado em processos industriais, sobretudo quando forma o ácido sulfúrico (H2SO4). Nesse caso, ele é empregado na produção de baterias e vulcanização da borracha.

Como consequência pode acarretar tosse, falta de ar, crises de asma e secreção. Indivíduos com doenças crônicas de pulmão e coração são mais suscetíveis aos efeitos do dióxido de enxofre. Em contato com superfícies úmidas, como mucosas, ele forma ácido sulfúrico e inibe o transporte mucociliar, irritando as membranas.

Soluções com concentração superior a 30 % são utilizadas na indústria como alvejante de madeira e fibras têxteis e na propulsão de foguetes. Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

O SO3 é considerado um ácido de Lewis, recebe elétrons, sendo um ácido mais forte que o SO2, e com isso reage diretamente com água formando ácido sulfúrico (H2SO4).

Os óxidos - conteúdo de funções inorgânicas - são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos, sendo um deles obrigatoriamente o oxigênio, pois é o mais eletronegativo entre eles. Podem ser formados por praticamente todos os elementos que reagem com o oxigênio.

dióxido de enxofre

O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel.

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Enxofre + Peróxido de Benzoíla é um medicamento somente para uso externo; evite o contato com a mucosa da boca, olhos, pálpebras e outras mucosas, em feridas ou na pele irritada. Se eventualmente isto ocorrer, lave com água em abundância.