Para que serve o semáforo com três focos luminosos?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Avisar os condutores dos riscos existentes na via. Advertir os condutores da existência de um cruzamento de linha férrea, adiante.

Há dois tipos de sinais semafóricos (por vezes chamados de sinais luminosos), sendo semáforos de sinalização e semáforos de advertência. Os semáforos de sinalização são os mais comuns, é por eles que o fluxo de veículos e pedestres é controlado.

01-Ns sinais luminosos são usadas cores com os seguintes significados? a) vermelho: pare - verde: atenção. b) verde: atenção - vermelho: pare - amarelo: siga.

Alguns exemplos são os cones, cavaletes, tapumes, marcadores de perigo, tachas, tachões, placas, delineadores de curvas entre outros, que auxiliam a visualização para os casos críticos de visibilidade.

O semáforo é um instrumento que dispõe de sinais luminosos. Ele é instalado em alguns pontos de ruas e avenidas para controlar o tráfego de veículos e pedestres. Ele é utilizado principalmente em cruzamentos em que é necessário alternar a permissão de passagem de veículos.

Apenas veículos de urgência e os prestadores de serviços públicos podem usar.

O sistema de sincronismo dos semáforos dá um prazo de 3 segundos de alerta (sinal amarelo) 4 segundos de bloqueio geral (sinal vermelho para todas as ruas) num cruzamento. De acordo com Autarquia, muitos motoristas não vêm respeitando esse tempo, atravessando o cruzamento com o sinal fechado.

Luzes Intermitentes
Caso o sinal seja constituído por uma luz circular vermelha intermitente ou duas orientadas no mesmo sentido e acendendo alternadamente significa para os condutores obrigação de parar.

Em quase todo o mundo, há uma “língua” na qual nós somos fluentes: as cores do semáforo. Não importa onde estamos ou para onde vamos, sabemos que o vermelho indica parar, amarelo significa diminuir a velocidade e o verde, seguir em frente. Mas quem criou esse código e como ele se disseminou por todos os países?

Qual é o nome certo: semáforo, sinaleira, sinal ou farol.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

1 - O sinal constituído por uma luz circular amarela intermitente ou apresentando a forma de seta negra sobre fundo amarelo autoriza os condutores a passar, desde que o façam com especial prudência, tendo o mesmo significado que o sinal constituído por duas luzes amarelas acendendo alternadamente.

O Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro, quando trata da sinalização semafórica e aborda as cores desta, nos orienta que a função do amarelo é indicar “Atenção”, devendo o condutor inclusive, se possível, “Parar” o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo para os veículos que vêm atrás do mesmo.

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Exemplos de dispositivos luminosos
Dentre os dispositivos luminosos, temos como exemplo: painéis que contenham setas luminosas, cuja função é orientar sobre o fluxo e as possíveis situações no trânsito; painéis eletrônicos, que são utilizados para dar direções e alertas sobre as condições imprevistas.

Dispositivos luminosos
Dispositivos que usam luminosidade para passar mensagens de alerta aos condutores.

Eles compreendem três cores: verde, amarelo e vermelho. Dependendo da cor, é possível indicar quem está na vez de atravessar a via e quem precisa parar. O sinal verde indica trânsito livre, ou seja, é possível seguir normalmente na via. O sinal amarelo indica atenção aos motoristas, alertando para a parada obrigatória.

Olha, o giroflex só deve ser ligado em situações de segurança e em emergências. Por isso, ele pode ser usado por pessoas que tem autorização, além de veículos que fazem trabalhos pros serviços públicos e privados.