Para que serve o Salmo 147?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 7 votos

O salmo 147 lembra o que é realmente valioso na vida, as pessoas que estão ao redor e o lar. Além disso, a mensagem reforça que quem confia na palavra de Deus sempre estará amparado.

Salmos 127. Os filhos são herança do Senhor. Cântico das subidas, de Salomão. 1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Na maior parte das Bíblias não há menção a quem seria o autor deste Salmo, mas um comentário Bíblico feito no livro Fundamentos da Educação Cristã, ali nas paginas 371 e 372 desse livro, atribui a Davi, a autoria desse salmo.

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca.

É a satisfação interior plena, o prazer, o contentamento. Isso fala também de descanso, paz e refrigério. Agradar a Deus é deleitar-se Nele. É tê-lo como a fonte única e máxima de satisfação, realização, prazer, contentamento interior.

Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.

Muitas vezes o pastor tem que represar as águas de um riacho para que o rebanho consiga se saciar. Além disso, o salmista diz: “Leva-me para junto das águas tranquilas”. A palavra “leva-me” traduz um vocábulo hebraico que significa “liderar gentilmente” ou “conduzir com cuidado para um lugar de água”.

Êxodo 20:5-6 diz assim: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

Eu confio em tua intercessão maternal, pois és também minha Mãe e conhece minhas angústias e tristezas, feridas e medos. A Ti, Virgem Santíssima, consagro, hoje e sempre, os meus filhos, para que, guardados em Teu santo amor, sejam sempre protegidos de todos os males e vivam felizes nesta terra.

3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação. 4 Sejam envergonhados e humilhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal. 5 Sejam como palha perante o vento, e o anjo do Senhor os faça fugir.

Meu Deus e Senhor, sois Vós o Criador e o Pai verdadeiro dos meus filhos, a Vós pertencem, por isso eu Vo-los ofereço, pedindo-Vos que abençoeis. Quando os abençôo em Vosso nome não Vos peço que lhes deis nem riqueza nem pobreza, mas somente o que é necessário para viverem honradamente.

7 Mil poderão cair ao seu lado; dez mil, à sua direita, mas nada o atingirá.

o Rei da Glória! O Rei da Glória é Jesus, abra o seu coração a Ele!

1 – CADA UM TEM O QUE TEM NAS SUAS MÃOS
Arão tinha uma vara na sua mão e Deus fez milagres com ela (Êxodo 7:10 a 13; 8:16 a 18), mas era aquilo que estava nas mãos de Moisés que Deus queria usar para mostrar ao povo a sua autoridade como líder (Êxodo 4:1 a 5), apesar das suas limitações.

Salmos 23:1–6
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.