Para que serve o sal na neve?

Perguntado por: thipolito2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O efeito do sal em diminuir a temperatura de fusão da água é usado nos países onde costuma nevar. O sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo. Esse mesmo efeito pode ser usado para tornar as bebidas mais geladas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo.

O sal usado como degelo é basicamente halita, um sal de rocha de origem sedimentar que apresenta um aspecto brilhante e transparente. Esse sal jogado em ruas e estradas funciona como um agente que diminui o ponto de congelamento da água através de um processo chamado “depressão do ponto de congelamento”.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

A resposta é simples: quando o gelo vai virando água, o algodão ajuda a transformá-la novamente em gelo.
...

  1. Forre o fundo de um recipiente com bastante algodão (ele precisa ocupar todo o fundo);
  2. Coloque água;
  3. Tampe com um plástico filme;
  4. Leve ao congelador;
  5. Agora é só desenformar e pronto!

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

cloreto de sódio

O cloreto de sódio forma com a água uma solução de ponto de solidificação menor que o da água pura. É também por conta disso que muitas pessoas jogam o sal no gelo quando querem congelar bebidas mais rapidamente.

A ideia é encharcar esponjas de cozinha com água, colocar em um saco lacradinho e deixar congelar. Assim, você consegue manter o líquido preso dentro do plástico quando o gelo derreter.

Irritações, necrose e até a morte: os dermatologistas alertam.

Pensando assim, fica fácil responder por que não tem neve no Brasil. O clima do nosso país é tropical, com temperaturas geralmente elevadas, que não favorecem o fenômeno. Para nevar, é preciso que a temperatura atmosférica e do solo estejam abaixo dos zero graus, o que acontece a partir da ação de massas de ar frio.

Comer neve para evitar a desidratação é um mito de sobrevivência que não pode ser levado a sério, e que pode inclusive provocar a morte. Algumas fontes afirmam que comer a neve ajuda a saciar a fome, mas na verdade ela pode baixar a sua temperatura corporal. Podendo até mesmo levar a hipotermia.

Existem cerca de 8 TIPOS de neve.
Isso mesmo, e cada uma delas tem sua peculiaridade. Flocos de neve, grãos de neve, grãos de gelo, graupel, granizo, chuva congelada, água-neve e outras.

Como fazer pykrete, o gelo “eterno”
Primeiro, é preciso escolher o recipiente, e então cobrir o fundo com o algodão. Logo em seguida, acrescente a água até que o algodão fique bem encharcado. Feche o recipiente com a tampa e deixe no congelador até ficar rígido. Caso não tenha uma, vale cobrir com um plástico filme.

Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases. Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.

Para quem quer gelar cerveja rápido diretamente em um recipiente de gelo, a tática é contar com a ajuda do sal e do álcool. Para cada saco de 1kg de gelo, adicione 500g de sal refinado e mais 500mL de álcool. Misture bem e coloque suas cervejas por três minutos nesse ambiente.