Para que serve o remédio remeron Soltab?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Remeron Soltab é um medicamento pertencente ao grupo dos antidepressivos. É indicado para tratar a doença depressão.

Como Remeron Soltab funciona? A mirtazapina é uma substância que age no sistema nervoso central interferindo em outras substâncias responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e melhorando os sintomas da depressão. A mirtazapina apresenta propriedades sedativas.

Remeron SolTab levará 1 a 2 semanas antes de exercer efeito. Após 2 a 4 semanas poderá começar a sentir-se melhor. Deverá falar com o seu médico se não se sentir melhor ou se se sentir pior após 2 a 4 semanas de tratamento. Poderá consultar mais informação na secção 3 “Quando poderá sentir sinais de melhoria”.

É melhor tomar REMERON® como uma dose única antes de deitar. Entretanto, seu médico pode sugerir que a dose seja dividida em duas administrações, uma pela manhã e outra à noite antes de deitar. A dose maior deve sempre ser tomada antes de deitar.

Se deve usar o remédio a noite, ao menos 1 hora antes de dormir. Isso pois a Mirtazapina causa uma sedação que pode dificultar a rotina do paciente, se usada durante o dia. O início do efeito do remédio e a melhora dos sintomas leva um tempo, entre uma e quatro semanas.

Mirtazapina é um antidepressivo tetracíclico que aumenta a quantidade de serotonina e noradrenalina, associado às funções executivas e dores físicas, no neurônio. Esse aumento dos neurotransmissores gera melhoras nos sintomas da depressão e também ajudam pacientes com insônia.

Antidepressivos tem efeito sedativo
Na realidade alguns tipos de antidepressivos podem causar (mirtazapina, amitriptilina, trazodona e paroxetina, por exemplo) e outros não têm efeito sedativo (venlafaxina, sertralina, duloxetina).

Medicamento de Referência: Remeron Soltab®. Medicamentos Similares: Menelat®, Razapina®.

Indicações da Mirtazapina
A principal indicação da Mirtazapina é para o tratamento de quadros de depressão e transtornos ansiosos, como o transtorno de pânico e o estresse pós-traumático. Ela pode ser usada sozinha ou em combinação com outros antidepressivos para potencializar o efeito deles.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Mirtazapina 30mg Genérico Sandoz 28 Comprimidos Revestidos.

Usando REMERON® com alimentos e álcool
Você pode apresentar tontura se ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento com REMERON®. Não tome nenhuma bebida alcoólica. Você pode tomar REMERON® com ou sem alimentos.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento, mesmo notando melhora dos sintomas, que pode ocorrer em 1 a 4 semanas. Depois de posicionado sobre a língua, Remeron SolTab desintegra em segundos, podendo ser engolido com ou sem água.

Mirtazapina é um medicamento antidepressivo, que pode ser encontrado pelos nomes comerciais: Remeron, Zispin, Avanza, Remergil, Menelat, Razapina, entre outros.

Remeron Soltab é um medicamento pertencente ao grupo dos antidepressivos. É indicado para tratar a doença depressão. REMERON SOLTAB 15MG É UM MEDICAMENTO.

Quando não devo usar este medicamento
Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa: com alergia (hipersensível) à mirtazapina ou a qualquer outro componente de mirtazapina. Nesse caso, informe ao seu médico antes de iniciar o tratamento com mirtazapina.

As reações adversas relatadas mais comumente, ocorrendo em mais de 5% dos pacientes tratados com Mirtazapina em estudos clínicos randomizados controlados com placebo (ver abaixo) são sonolência, sedação, boca seca, aumento de peso, aumento de apetite, tontura e fadiga.

Algumas pessoas respondem mais rápido e outras respondem mais lentamente. Em geral, entre sete e 15 dias já é possível notar alguma melhora discreta dos sintomas quando o paciente está usando a medicação”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.

R$ 78,21.

Mirtazapina e ganho de peso
É uma das medicações mais relacionadas ao ganho de peso, pelo seu efeito colateral de aumento do apetite, devio a um efeito nos receptores histamínicos (H1) e serotoninérgicos (5HT2c), com ganhos médios de até 2,5kg.