Para que serve o remédio Juca?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A Libidia ferrea, popularmente conhecida como jucá ou pau-ferro, é uma árvore amazônica usada tradicionalmente em chás, infusões e emplastos para o tratamento de feridas e contusões, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo, câncer e distúrbios gastrointestinais.

Como fazer o Chá de Jucá: 2 colheres de sopa para um litro de água, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Suas propriedades diuréticas permitiram sua aplicação como medicamento em outros países, além de estar presente em cosméticos. De acordo com os dados obtidos na pesquisa, a junça é uma importante fonte de calorias, com 347 Kcal para cada 100g, sendo recomendada para dietas de ganho de peso.

O Pau Tenente, ou Quassia amara, é utilizada na região da Amazônia para tratar malária, também como inseticida. Além de auxiliar nos casos de distúrbios gastrointestinais, parasitas intestinais, colesterol, diabetes, disfunções no fígado, auxiliar do emagrecimento.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

Suas folhas possuem as mesmas fontes nutricionais que a polpa. Você pode utilizá-las para preparar um chá, ajudando no tratamento e prevenção de artrite, problemas no aparelho digestivo, hipertensão, entre outros. Porém, a sua ingestão é contraindicada às grávidas devido aos efeitos na pressão arterial.

O jucá, também chamado de pau-ferro e jucaína, é uma árvore nativa da região amazônica e também encontrada na Mata Atlântica.

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

A unha-de-gato já é utilizada na produção de anti-inflamatórios. Possui efeitos benéficos no tratamento de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos. A planta também é benéfica para o tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente na terceira idade.

É rica em sais minerais tais como ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. O uso da planta ajuda na melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, na formação de músculos e estimulam o libido.

A tiririca é uma espécie com várias aplicações como planta medicinal, mas suas propriedades e indicações são pouco utilizadas por comunidades ocidentais. Dentre suas principais aplicações estão: controle de dores abdominais, de dismenorreia, de gastralgia, de dispepsia, de náuseas e de vômitos (PATRO, 2017).

Tiririca. Conhecido por ser um capim "invasor" por ocupar o espaço de outras plantas, o tiririca também tem funções importantes. "Propriedades anti-inflamatórias e antidiarreicas, especialmente a raiz", destaca Maciel.

Acarbose (Precose) e Miglitol (Glyset) são os mais populares inibidores de alfa-glucosidade. Esses medicamentos auxiliam o organismo a diminuir os níveis de glicose no sangue através da quebra de amido presente nos pães, batatas, macarrão e no intestino. Eles também reduzem a degradação de alguns tipos de açúcares.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.