Para que serve o remédio codeína 30 mg?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Codein é um medicamento que age no Sistema Nervoso Central inibindo a sensação de dor e a resposta emocional relacionada à dor. Codein pertence a uma classe chamada analgésicos opioides. A ação analgésica de Codein via oral tem início de 30 a 45 minutos após a administração e tem duração de 4 horas.

Apesar disso, os efeitos colaterais mais comuns são: Constipação. Náusea e vômito. Sonolência.

As principais indicações para a substância são:

  1. Combate à dor aguda moderada ou intensa, a exemplo do incômodo após uma cirurgia.
  2. Tratamento de dores crônicas, que se estendem por mais de um mês.
  3. Inibição do reflexo cerebral da tosse, desencadeando efeito antitussígeno.

Pode ocorrer tolerância, dependência psicológica e física com o uso prolongado e/ou de doses altas. A codeína deve ser usada com cautela em pacientes em risco para efeitos aditivos no sistema nervoso central (SNC), distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e em condições na qual a pressão intracraniana está elevada.

Os efeitos depressores da codeína são potencializados pela administração concomitante de outros depressores de SNC como o álcool, sedativos, anti-histamínicos ou fármacos psicotrópicos (IMAO e antidepressivos tricíclicos). A quinidina pode inibir os efeitos analgésicos da codeína por impedir sua metabolização.

Opioides para dores na coluna
Os derivados de opioides também fazem parte de remédio para coluna inflamada, porém, são recomendados em casos de dores mais fortes. Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina.

A dose diária máxima para adultos é de: - fosfato de codeína: 240 mg, a cada 24 horas.

A codeína é classificada como um opioide, gerando assim um efeito eufórico como já citado aqui, opioides naturalmente podem causar dependência, fazendo com que cada vez mais a pessoa precise usar em maior quantidade para atingir o efeito desejado.

02/06/2021 Profissional de saúde 1ª - Concordo, Realmente o tramadol não é superior à codeína e tem muitos mais efeitos colaterais.

FDA recomenda uso mais restrito da codeína e do tramadol, saiba os motivos. A Food and Drug Administration (FDA) está restringindo o uso de codeína e tramadol em crianças. A codeína é aprovada para tratar a dor e a tosse, o tramadol é aprovado para tratar a dor, ambos apenas para uso em adultos.

Paracetamol + Fosfato de Codeína Eurofarma 500mg + 30mg, caixa com 12 comprimidos. Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia.

Distúrbio gastrointestinal, como dispepsia, náusea, vômito, constipação; Humor eufórico; Dependência de drogas pode se desenvolver após o uso prolongado de altas doses.

Em adultos, nas dores de grau mais intenso (como por exemplo, as decorrentes de determinados pós-operatórios, traumatismos graves, neoplasias) recomendam-se 2 comprimidos a cada 6 horas, não ultrapassando o máximo de 8 comprimidos de paracetamol + fosfato de codeína em um período de 24 horas.

O Fosfato de Codeína deve ser usada com cautela em pacientes com distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e em condições na qual a pressão intracraniana está elevada.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com falência hepática e renal. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência cardíaca grave.

Administração oral para adultos. A dose usual para adultos é de 30 mg (de 15 a 60 mg), a cada 4 ou 6 horas, para obtenção do efeito analgésico. O limite de administração é de até 360 mg/dia.

Codeína – outro componente do ópio, costuma ser prescrita por médicos para o alívio da dor moderada e por supressão da tosse. Tem menos potência analgésica que a morfina e geralmente é ingerido oralmente.

Analgésicos narcóticos: medicamentos como a morfina, codeína, propoxifeno e meperidina, quando combinados com álcool podem tem ampliado o seu poder sedativo, aumentando o risco de morte.

Não se deve esperar o aparecimento da dor para usar os medicamentos. Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol.