Para que serve o registrato?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

No resumo técnico, o Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e câmbio.

O registro de prejuízo no registrato é devido o contrato ter ficado em atraso e não por ter feito renegociação com desconto. Quando parte de uma operação está vencida (atrasada), o Banco Central exige que a instituição financeira reconheça uma pequena probabilidade de que toda a operação não seja paga.

Basta ter acesso à internet”, destaca a superintendente, lembrando que, como o sistema tem padrões de segurança de identificação eletrônica do cliente, desenvolvidos nos serviços de internet banking utilizados pelos bancos, os dados só podem ser consultados pelo cliente ou por quem ele autorizar.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que os serviços de proteção ao crédito não podem manter o CPF do consumidor registrado nas listas de negativados por mais de cinco anos a partir da data de vencimento da pendência. Após esse período, o seu nome volta a ficar “limpo” e é retirado das listas de negativação.

Além disso, os cinco anos também definem o período máximo de permanência do nome do devedor em cadastro de órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC.

Confira como fazer essa consulta. O primeiro passo é acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. Clique em “Faça a consulta” e digite o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e sua data de nascimento.

Se você quer saber como acessar o Registrato, saiba que o melhor caminho para consultar suas dívidas é por meio da sua conta Gov.br.

O que é? O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, mostra como resgatar o valor. Desde o dia 28/2 é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro.

Limpar o seu nome de uma vez por todas e tirar seu nome do Registrato do Banco Central. Agora você irá pedir a demanda a instituição financeira que possuía pendencias que retire o seu nome do SCR uma vez que tudo fora quitado com base dos recibos e principalmente o CDC que mencionamos anteriormente.

O que é o prejuízo no SCR? O registro de prejuízo no registrato é devido o contrato ter ficado em atraso e não por ter feito renegociação com desconto.

COMO SABER SE SEU NOME CONSTA NA LISTA
O 1º passo é acessar o aplicativo do seu banco e procurar pela aba Registrato Banco Central. Ao clicar na aba será preciso preencher um cadastro com seu nome, CPF e assinatura eletrônica para liberar o PIN de acesso.

O site valoresareceber.bcb.gov.br é o único endereço onde você deve entrar para consultar e solicitar seu o dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. Para evitar golpes, não acesse links que não redirecionem para esta URL ou que tenham sido enviados por e-mail ou redes sociais.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o papel do consumidor dentro dessa relação com o banco não foi cumprido integralmente. Em resumo, uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo.

O que é uma dívida caduca? É aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela. Mas mesmo assim ainda pode haver uma negociação de dívida.

No momento em que você está com o “nome sujo”, negativado por alguma dívida pendente, é praticamente impossível conseguir financiar imóvel. Como uma das etapas é a verificação de crédito, os bancos dificilmente liberam uma aquisição de bem com valor agregado tão alto para quem está com pendências.

Mito! Uma dívida não pode ficar mais de 5 anos em cadastros de inadimplentes. Por isso, débitos com mais de 5 anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

A inclusão de uma dívida na Serasa é feita pela própria empresa credora. Assim, se você pagou uma dívida e ela ainda aparece como negativada no site da Serasa, entre em contato com a empresa e solicite a retirada dela na base de negativação.

Como consultar créditos e financiamentos feitos no seu CPF

  1. Faça login no Registrato. No seu navegador, abra a página do Registrato e selecione a opção de login;
  2. Faça a consulta em “Empréstimos e financiamentos” Clique em “Consultar” abaixo de “Empréstimos e financiamentos”;
  3. Gere o relatório.