Para que serve o reflexo de Landau?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Quando o examinador flete a cabeça, as pernas se fletem. É um reflexo postural fundamental para sentar e andar. Está presente a partir de 4 ou 5 meses de idade.

O reflexo de marcha automática é uma conduta instintiva que ocorre nos bebês durante o primeiro mês de vida. Assim como outros aspectos, é um indicador do desenvolvimento adequado por parte do recém-nascido.

REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .

A presença do reflexo de Babinski após a idade de dois anos é um sinal de danos nas vias nervosas que conectam a espinal medula e o cérebro (o trato corticoespinhal). Este trato percorre os dois lados da espinal medula, portanto, o reflexo de Babinski pode ocorrer em um ou em ambos os lados.

A principal função do reflexo de Galant é desenvolver o sentido vestibular e ajudar a criança a passar pelo canal do parto, mas ao se manter ativo depois que a criança completou um ano de idade, qualquer toque na região lombar vai fazer a criança girar o quadril nessa direção.

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

Entre os reflexos medulares conhecidos, o que desperta mais curiosidade e perplexidade é o sinal de Lázaro, em que durante o teste da apneia ou a movimentação passiva da cabeça, o paciente subitamente levanta ambos os braços e os coloca sobre o tórax, podendo ocorrer também flexão do tronco.

Normalmente o reflexo de Moro está presente até por volta dos 3 meses de vida, mas seu desaparecimento pode ser mais demorado em alguns bebês, já que cada um tem um tempo diferente de desenvolvimento. Mas como é um reflexo primitivo do bebê, não deve persistir no segundo semestre de vida.

Para um bebê que está aprendendo a comer, o reflexo de gag é uma reação super normal. Além disso, à medida que o bebê progride no processo de familiarização com os novos alimentos e texturas, o número de vezes que ele manifestará o reflexo de gag vai diminuindo.

Todos os bebés têm um reflexo denominado extrusão, e que os leva a rejeitar os alimentos que lhe são colocados na parte anterior da língua. Este reflexo desaparece geralmente por volta dos 4-5 meses (podendo em algumas crianças prolongar-se mais um pouco) coincidindo com a diversificação alimentar.

Reflexo de Moro é o reflexo exclusivo dos recém-nascidos, podendo aparecer até os três meses da criança. O principal movimento do reflexo de Moro é o movimento involuntário de braços, pernas e cabeça da criança.

A pediatra e neonatologista Ana Larissa de Melo explica que o índice, também conhecido como Escala de Apgar, trata-se de uma linguagem universal para analisar cinco aspectos da criança: cor, frequência cardíaca, respiração, irritabilidade reflexa e tônus muscular.

O exame para verificar o reflexo de moro
“No exame, o pediatra deve segurá-lo com as duas mãos, colocando uma nas costas e outra apoiando seu pescoço e cabeça. Depois, deve deixá-lo “cair” de um a dois centímetros, sem nunca retirar as mãos de debaixo de suas costas.

O reflexo de GAG é um reflexo natural e protetor dos bebês que acontece frequentemente na época da introdução alimentar. Assemelha-se a uma ânsia de vômito e o bebê consegue expelir o alimento pela boca.