Para que serve o pronto alívio?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

É usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiração. Possui propriedade calmante e digestiva. Seu macerado pode ser utilizado como repelente de insetos.

Mil-folhas, também chamada cientificamente de Achillea millefolium é popularmente de aquiléa, atroveran, erva-carpinteiro ou milefólio, é uma planta que possui benefícios medicinais no tratamento de doenças como psoríase, câncer, eczema e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Indicação Biocultural: Alternanthera brasiliana L., conhecida popularmente como terramicina, pertence à família Amaranthaceae, é nativa do Brasil e tem ocorrência em todas as regiões do país. É uma planta herbácea, ou subarbustiva, perene; com folhas de colorações verde e púrpura.

Esta erva quase não possui caule, tem folhas bem longas e com aroma de limão. Suas flores são raras e estéreis no nosso clima brasileiro. É originária do Velho Mundo, porém é facilmente cultivada nos trópicos. Possui propriedade calmante, bactericida, analgésica e desinfetante.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

Também destaca que os chás ou fitoterápicos não devem ser utilizados ao mesmo tempo com medicamentos. Procure tomar seu remédio uma hora antes ou duas horas após a ingestão de plantas ou fitoterápicos. A professora frisa que os estudos não recomendam o uso de chás por crianças.

Partes usadas: Folhas e raízes. Uso popular: O chá de suas folhas é um dos mais populares como diurético e depurativo do organismo. É usado como anti-reumático, em problemas do trato urinário. Externamente, no tratamento de problemas cutâneos, inclusive para tirar manchas da pele.

A infusão de suas folhas é considerada diurética, digestiva, depurativa, sendo empregada para moléstias do fígado e bexiga. As populações nativas e indígenas das Guianas usam suas folhas como adstringente e antidiarreica, enquanto que a planta inteira é macerada e usada contra prisão de ventre.

O Chá de Cavalinha pode ajudar na redução da retenção de líquido e na eliminação de toxinas, ou seja, o extrato em si não promove a perda de gordura ou a aceleração do metabolismo, mas possui efeitos diuréticos e antioxidantes que influenciam positivamente o processo de emagrecimento.

O alecrim é outro potente antibiótico natural. Ele possui intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. O chá de alecrim ajuda a combater os germes que podem invadir o organismo e causar infecções.

  • Curcuma, ou Açafrão das Índias. Para muitos o antibiótico referência da natureza, esta substância da família do gengibre e, sim, que faz parte da mistura de caril que habitualmente encontramos no supermercado, é também chamado de turmérico ou açafrão das índias. ...
  • Gengibre. ...
  • Alho. ...
  • Equináea.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

Não há evidências científicas que sugiram que o consumo de ora-pro-nóbis possa fazer mal para o fígado. Na verdade, a planta é conhecida por ser rica em nutrientes, tais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A e C, e fibras alimentares, além de apresentar propriedades antioxidantes.

Proteínas. A alta concentração de proteínas da ora-pro-nóbis contribui para a formação e fortalecimento da musculatura. O aminoácido também atua na redução da pressão arterial, na prevenção da diabetes e também no fortalecimento do sistema imunológico.

O nome científico da planta é Pereskia aculeata e ela pertence à família das cactáceas, sendo o único membro que se desenvolve como trepadeira. Com os suportes certos, os arbustos de ora-pro-nóbis podem chegar a vários metros de altura, podendo também ser cultivados em vasos com estacas menores.

Quem não deve usar
O consumo das folhas de louro não é recomendado para crianças, mulheres em fase de amamentação ou durante a gravidez, já que pode estimular o aborto.

Quem não deve tomar o chá de alecrim? Apenas pessoas acima de 12 anos de idade podem ingerir o chá de alecrim. Além disso, o uso é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade ao alimento, com doenças hepáticas, gestantes e lactantes. O uso excessivo pode levar a problemas renais.