Para que serve o probiótico animal?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os probióticos para cães e gatos são microrganismos vivos extremamente importantes para a saúde do pet, pois auxiliam o trato digestivo, colaborando no restabelecimento do equilibrio intestinal e estimulando uma digestão mais saudável.

Forneça duas vezes ao dia, conforme descrito na bula do produto.

Eles ajudam a regular a quantidade, consistência e os odores das fezes. O sistema digestivo fragilizado não consegue absorver todos os nutrientes necessários para o animal. Isso pode acarretar em algumas doenças. Por isso, os animais não só podem como devem ingerir probióticos, sempre com recomendação veterinária.

Os probióticos para cães e gatos são microrganismos vivos extremamente importantes para a saúde do pet, pois auxiliam o trato digestivo, colaborando no restabelecimento do equilibrio intestinal e estimulando uma digestão mais saudável.

Embora existam resultados promissores do consumo de probióticos, seja através de alimentos ou suplementos, algumas pessoas podem apresentar sintomas temporários como gases, inchaço e sensação de estufamento. Esses efeitos são comuns e provocados pela fermentação que as bactérias realizam no intestino.

Verificou-se que o suplemento probiótico impactou significativamente a composição da microbiota intestinal, com redução de 50% na abundância de bactérias prejudiciais à flora intestinal (as bactérias Firmicutes) após um mês, e uma redução de mais 20% um mês depois, em relação aos valores iniciais.

MODO DE USAR

  1. Probiótico® Vetnil deve ser aplicado diretamente na boca do animal.
  2. Animais recém-nascidos de pequeno porte: 1 g;
  3. Animais adultos de pequeno porte: 2 g;
  4. Animais recém-nascidos de grande porte: 2 g;.
  5. Animais adultos de grande porte: 4 g. Fazer uso de forma contiínua ou a critério do médico veterinário.

A duração da cura aconselhada é de 4 a 6 semanas. Idealmente, os probióticos devem ser tomados ao pequeno-almoço.

Alguns cães podem sentir desconforto digestivo, diarréia, distensão abdominal, gases, prisão de ventre ou náusea ao iniciar os probióticos. Um sintoma digestivo pode piorar temporariamente antes de melhorar. Alterações no apetite podem ser um indicador precoce de uma reação adversa.

O tratamento com probióticos para cães é uma ótima recomendação para aliviar os sintomas da diarreia. Esses produtos são formulados com estirpe de bactérias que já contém no intestino do animal. Isto é, aumentando as suas defesas e repondo a flora intestinal perdida.

Embora a diarreia em cães seja comum e muitas vezes não seja motivo para preocupação, ainda vale a pena conversar com seu veterinário, especialmente se: Seu cão não está se comportando normalmente. Seu cão não está comendo ou bebendo água normalmente. Há sangue (de cor vermelha ou preta) nas fezes.

O equilíbrio da flora intestinal pode ser mantido por meio de uma alimentação rica em probióticos e prebióticos. Prebióticos e Probióticos para cães. Os prebióticos alimentam a microbiota (as colônias de bactérias) e garantem uma colonização equilibrada para evitar o desequilíbrio intestinal.

O recomendado é oferecer água fresca em pequenas quantidades. A hidratação deve ser frequente. Uma boa opção é oferecer água de coco ao seu pet, já que ela é rica em potássio e costuma agradar o paladar dos cãezinhos.

Diarreia por intoxicação: é indicado o uso de Mercepton oral. Esse medicamento atua como um estimulante do processo digestivo e da eliminação de toxinas.

Filhotes, cachorros de raças pequenas e gatos, administrar por via oral 2 g do produto ao nascimento. Repetir a dose por ocasião do desmame, mudanças na alimentação, vacinação e após uso de antimicrobiano. Adultos, administrar 4 g nas debilidades, na inapetência e na recomposição da microbiota intestinal.

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, proporcionam benefícios à saúde das pessoas, com a melhora do equilíbrio intestinal e a proliferação de bactérias boas no intestino.