Para que serve o Primogyna na FIV?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Primogyna, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é indicado à terapia de reposição hormonal (TRH) para o tratamento dos sintomas da menopausa em mulheres com útero intacto ou histerectomizadas.

Como Usar Primogyna
Ingira uma drágea bege (1 mg) ou uma drágea azul (2 mg) por dia, com ajuda de pequena quantidade de líquido, sem mastigar e, de preferência, sempre à mesma hora do dia. É indiferente o horário do dia em que a drágea seja tomada.

O Estradiol deve estar abaixo de 50 pg/ml ; o LH é variável mas em geral abaixo de 10 mUI/ml. E a Progesterona sempre deve estar baixa, menor que 1 ng/ml.

Características Organolépticas:

Princípio AtivoEstradiol
BulaVeja a bula
Registro MS1705600680046
ReceitaSim, Branca Comum
Tipo do medicamentoReferência

Há também quem prescreva o uso de estrogênios para melhorar o endométrio (primogyna®, oestrogel®, estradot®). Cabe apenas o cuidado em saber que estes medicamentos podem atrapalhar a ovulação espontânea dependendo da dose utilizada.

Consuma mais uva, maracujá, cenoura, frutas vermelhas e tomate, dê preferência para os orgânicos. Contudo, não é só a dieta que é importante, mas também o hábito de vida desses casais. A dieta alimentar pode melhorar a qualidade dos gametas, embrião e do endométrio, favorecendo a implantação.

O estradiol é responsável por estimular a proliferação celular no endométrio, deixando o tecido mais espesso para a possível fixação de um embrião. Já a progesterona age na diferenciação e na organização do tecido endometrial e no controle da implantação, contendo a atividade mitótica dos estrógenos.

Nas mulheres, o estradiol atua principalmente como hormônio do crescimento para os órgãos reprodutivos, incluindo a vagina, as trompas de falópio, o endométrio e as glândulas cervicais. O estradiol também aumenta o crescimento da camada muscular do útero, o miométrio.

Para espessamento do endométrio podem ser utilizados: vitamina E, L-arginina e citrato de sildenafil, conhecido como Viagra feminino. Outros tratamentos incluem pentoxifilina (Trental), ácido acetilsalicílico (Aspirina) e estradiol (Climaderm).

Inicia-se o uso de estrogênio (por exemplo Primogyna ou Oestrogel) entre o primeiro e o terceiro dia do ciclo em que fará o preparo. Após 10 dias de uso, realiza-se um ultrassom com o objetivo de avaliar o endométrio.

Informamos que em razão da necessidade de revisão do planejamento da produção do site fabril, o abastecimento de PRIMOGYNA® nas apresentações de 1mg e 2 mg com 28 comprimidos revestidos está temporariamente indisponível. Estamos trabalhando para que a situação seja regularizada o quanto antes.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

A implantação é a etapa em que o embrião se fixa no endométrio. Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.

O preparo do endométrio acontece com o uso dos hormônios estradiol e progesterona, com o uso dos hormônios a equipe médica consegue determinar com precisão a data ideal para a biópsia embrionária. O hormônio estradiol começa a ser usado após o início do ciclo menstrual, ele aumentará a sua espessura do endométrio.

O Estradiol (base = 17-beta estradiol) é indicado para uso oral, tópico, transdérmico e vaginal; enquanto que o Estradiol valerato (17) é mais empregado para formulações cuja via de administração é a oral (Não é recomendada a conversão do estradiol valerato (17) pelo Beta-estradiol, devido à diferença de ...

A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

O dia ideal para transferência do embrião ao útero também é determinada com o resultado do exame. Essa data costuma ser entre os dias 18 e 21 do ciclo menstrual da mulher, correspondentes aos dias após ovulação.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.