Para que serve o ponto zero na auriculoterapia?

Perguntado por: earagao5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Ponto Zero: sensibilizador dos aparelhos estimuladores e localizadores.

PONTOS UTILIZADOS E PRINCIPAIS:
Shenmen, Subcórtex, Coração e Simpático. Outros pontos utilizados: Occipital, Neurastenia, Cérebro, Endócrino, Rim, Fígado, Baço.

Pontos principais recomendados: Shenmen, Simpático, Subcórtex, Coração, Ansiedade e Supra-renal. Outros pontos usados nos estudos: Rim, Neurastenia, Fígado, Baço,Tálamo e Ponto zero.

Este é um tipo de tratamento, que não deve causar dor, contudo, a sensação de incômodo pode ocorrer caso a agulha atinja algum vaso e gere um pequeno hematoma, o que ocorre normalmente sem efeitos graves.

ShenMen. O ShenMen é considerado por muitos acupunturistas como um dos ou o ponto mais importante da terapia auricular. Localizado na fossa triangular, ele atua na grande maioria das doenças.

Iniciamos o tratamento na mulher pela orelha direita, seguindo padrão de lado dominante conforme determina a Medicina Tradicional Chinesa; E no homem pelo lado esquerdo seguindo o padrão de lateralidade da auriculoterapia francesa; utilizando os pontos referidos nas tabelas acima.

“(A auriculoterapia) traz equilíbrio energético ao organismo”, resume, ao informar que, em geral, após as dez sessões, o paciente recebe alta.

O ponto Yintang é um ponto de acupuntura para a ansiedade, e se localiza exatamente no ponto entre nossas sobrancelhas, no centro da testa.

O ponto do portal espiritual está localizado na dobra do pulso externo, abaixo do dedo mindinho. Para tratar a insônia: Sinta o espaço pequeno nessa área e aplique uma pressão suave em um movimento circular ou para cima e para baixo. Continue por dois a três minutos.

O local chamado "Sono Tranqüilo" ou "Pilar Celestial" está localizado atrás do lóbulo da orelha.

Para que a auriculoterapia seja eficiente, o paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando deslocá-las. Elas devem permanecer na orelha em, no máximo, 7 dias, sendo indicado ter 24 horas de descanso para refazer o tratamento.

Sessão de Auriculoterapia, de R$48 por R$29!

A auriculoterapia tem baixo efeito colateral, risco e custo(3). Os efeitos adversos comuns transitórios são: dor no pavilhão auricular, cansaço, tontura, náusea e cefaléia(1,2). Não foram identificadas infecções ou outros eventos adversos graves ligados à auriculoterapia(1).

Quais os tipos de furo na orelha?

  • Tragus.
  • Transversal.
  • Conch.
  • Lóbulo da orelha.

A auriculoterapia baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha. Quando estimulamos os pontos corretos no pavilhão auricular, nosso corpo libera estímulos que ajudam a retomar o estado de equilíbrio.

O E36 é um dos principais pontos utilizados em qualquer protocolo de acupuntura que inclua sintomatologia deste género isto porque ele para a MTC tonifica e faz circular Qi e Xue, ou seja (e simplificando), a energia e o sangue.

Após a sessão de Acupuntura: – Não tenha contato prolongado com água nas próximas duas horas (evite banho, hidroginástica, sauna, piscina, duchas, escalda-pés, etc neste período). A água possui eletrólitos (cloro e flúor, por exemplo) que podem interferir com o tratamento realizado.

Uma leve coceira no local onde vão as agulhas também pode ocorrer, já que há a liberação de uma substância chamada histamina, que provoca esse sintoma. Da mesma forma, sentir um pequeno choque quando a agulha penetra na pele é considerado normal.

O dedo mindinho está associado a estados de baixa autoestima, nervosismo e estresse.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

93958

  1. 1 – Meio da testa. Localizado entre as sobrancelhas, o ponto Yintang, quando estimulado, ajuda a tranquilizar e aliviar a ansiedade.
  2. 2 – Topo da cabeça. ...
  3. 3 – Prega interna do punho – 1º ponto. ...
  4. 4 – Prega interna do punho – 2º ponto. ...
  5. 5 – Prega interna do punho – 3º ponto.