Para que serve o pino na viseira do capacete?

Perguntado por: ealmada6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Pinlock é uma película antiembaçante que é aplicada na superfície interna da viseira original do seu capacete. Serve exclusivamente para não embaçar a viseira, dando maior segurança e visibilidade para pilotar na chuva, na neblina, no frio e até mesmo parado sua viseira não ficará embaçada.

Pinlock é um sistema desenvolvido para as viseiras, feito em um material plástico, altamente resistente e poroso. Um selo de silicone presente na lente cria uma vedação hermética, que absorve a umidade, criando uma camada extra da isolamento de ar, melhorando ainda mais a visibilidade dos motociclistas.

Dessa maneira, se você for flagrado com a viseira totalmente levantada enquanto conduz sua motocicleta, ou com capacete sem viseira e sem os óculos de proteção, você será autuado por cometer uma infração. Assim, o condutor deverá arcar com o valor de R$ 88,38 e terá 3 pontos adicionados ao seu documento de habilitação.

De acordo com as novas regras, trafegar com a viseira aberta somente é infração de trânsito se a motocicleta estiver em movimento. Nesse caso, a infração é média, com multa de R$ 130,16 assim como retenção do veículo para regularização. A norma vale tanto para o piloto quanto para o passageiro.

– Se possível, desmontar a viseira e colocá-la em imersão. – Secar com cuidado e evitar deixar gotas de água na superfície. – Se existir, o Pinlock deve ser previamente retirado. – A viseira interior escura deve ser pulverizada e só depois limpa.

Primeira coisa, leve sempre uma capa de chuva e demais itens para evitar encharcar mãos e pés e obviamente sempre vá de capacete fechado, com viseira que efetivamente bloqueie a passagem de água. Se seu capacete não está vedando o ar em maiores velocidades obviamente não bloqueará a chuva.

* Narigueiras e forros removíveis: a narigueira é um suporte de plástico implantado na frente do capacete que serve para evitar que o mesmo embace com a respiração do piloto. Alguns modelos permitem que ela seja removida sempre que necessário.

As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos deverão ser utilizados somente durante o dia.

Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor: I - Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran; Infração – gravíssima.

As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos podem ser utilizados somente durante o dia.

Garupa equipada
Da mesma forma que o piloto, quem estiver na garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, claro, capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo.

Isso é porque as viseiras escuras atrapalham a visibilidade à noite, o que pode causar acidentes. Portanto é proibido o uso de viseiras escuras ou espelhadas no período noturno. Durante o dia é permitido e não há nenhum problema em utilizar as proteções em outras cores.

Não é permitida a utilização de óculos de sol, óculos corretivos ou de trabalho (EPI). Capacete, viseira e óculos – Quando o veículo estiver parado na via, independentemente do motivo, é possível levantar totalmente a viseira.

130,16

Segundo o seu artigo 252, inciso IV, não é permitido aos motoristas usarem aqueles que "que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais", o que excluí o uso de chinelos. Quem incorrer neste erro terá como punição a perda de 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.