Para que serve o pescoço do parafuso?

Perguntado por: ejesus8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Servem como guia para a entrada do parafuso em outra peça.

A haste lisa do parafuso madeira ajuda na dispersão do calor. Uma vez que a rosca começa a esquentar, o calor se estende para a haste lista, que demora mais para aquecer e impede que o calor seja passado totalmente para a madeira.

Rosca - Dicio, Dicionário Online de Português.

Você já sabe que um parafuso tem seis partes principais: cabeça, fenda, pescoço, corpo, rosca e ponta. No entanto, a presença dessas partes variam de acordo com os tipos. Por exemplo, há parafusos sem ponta, ou seja, a parte roscada vai até o fim do seu comprimento.

As roscas de perfil triangular são fabricadas segundo três sistemas normatizados: o sistema métrico ou internacional (ISO), o sistema inglês ou whitworth e o sistema americano.

[Informal] Ser amalucado ou mentalmente desequilibrado.

Entenda os números
Você já sabe que os números gravados geralmente na superfície superior da cabeça do parafuso indicam sua resistência (ex.: 8.8). Quanto mais alto o número gravado, maior é a resistência do produto.

Significado de Arruela
substantivo feminino Anel ou aro de ferro que se mete no parafuso para que a porca não desgaste a peça.

A bucha é o artefato ideal para a fixação de objetos em paredes. Oca e com uma rosca interna, ela se expande quando um parafuso é rosqueado em seu interior. Sua textura e formato garantem o máximo de atrito com o concreto da parede, garantindo a fixação e sustentação para objetos de diversos tamanhos.

Indicado para fixação de placas cimentícias em enterçamento metálico e para encarroçadores para fixação do assoalho em vigas metálicas.

A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução.

O que é a rosca soberba? As roscas têm diversos modelos que variam de acordo com diâmetro, número de filetes, tamanhos e formas. A soberba é um fixador aplicado em qualquer tipo de madeiramento, principalmente em madeiras de alta densidade, mais duras e pré-furadas, diretamente na superfície ou com buchas de nylon.

As porcas e as arruelas são elementos de fixação que permitem a união de peças em conjunto com parafusos, hastes, prisioneiros, entre outros. Enquanto as porcas garantem a fixação dos parafusos, mantendo-os travados, as arruelas são usadas para garantir a distribuição das forças de aperto e a segurança das peças.

O parafuso de 14 metros, antes pesava 12,5 toneladas e hoje pesa 10,5 toneladas, já que o aço mais espesso tipo T1 foi substituído pelo aço Hardox®500, que, por sua menor espessura, pesa menos (16%) e aumentou sua utilidade a vida em 67%: antes durava 8 meses e hoje dura 24.

Mecanicamente o parafuso é um órgão que tem por fim transformar um movimento de rotação em torno do seu eixo num movimento de translação segundo esse eixo. O sistema parafuso é formado por duas peças que se moldam perfeitamente uma na outra: o parafuso propriamente dito, e a porca.

Passo é a distância entre as ranhuras do parafuso e costuma ser usado com produtos de tamanho em polegadas, sendo especificado em roscas por polegada. Avanço é o deslocamento linear que a porca faz por revolução do parafuso e é como os parafusos de esfera costumam ser especificados.

A rosca métrica é dimensionada por milímetros (mm), como, por exemplo, a rosca M10 significa que o diâmetro maior do parafuso é de 10 mm. Seus filetes possuem forma triangular com 60º de inclinação, crista plana e raiz arredondada.

Diferente do sistema métrico, os sistemas americano e inglês são calculados pelo número de fios por polegada. Por exemplo 1: um parafuso 5/16 de rosca grossa (UNC) possui 18 fios (filetes) em uma polegada. Exemplo 2: um parafuso 7/8 de rosca fina (UNF) possui 14 fios (filetes em uma polegada).