Para que serve o papel vergê?

Perguntado por: epires4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Descrição. O papel Vergê é um tipo de papel mais duro que o sulfite e mais macio e mais fino que a cartolina. Por ter uma textura levemente rugosa se torna ideal para desenhos feitos a lápis grafite ou colorido.

Papel Vergê - Título. Características do papel: Papel com marca d'água imitando o papel antigo, artesanalmente produzido em telas de bambu amarradas com fios de seda. Composição alcalina com 100% de fibras de eucalipto plantadas.

A diferença básica é que o couchê recebe produtos como carbonato de cálcio, caulin, látex e outras coisinhas mais, que protegem as fibras do papel e o deixam mais liso. Com isso, a impressão fica mais superficial, deixando uma camada de tinta mais brilhante, pois há pouca absorção pelo papel.

Papel Kraft
Além disso, esse tipo de papel possui uma alta resistência, e pode ser encontrado nas cores branco, laranja, amarelo e alguns tons de azul. Contudo, o mais comum é o tom de madeira/papelão.

papel vergê

A impressão de certificado pode ser feita com diferentes tipos de papel, porém o papel vergê é o mais recomendado por conta de sua textura, gramatura e rugosidade que conferem sofisticação, resistência e ótimo acabamento ao documento.

  • Branco.
  • Marfim.
  • Azul.
  • Verde.
  • Cores Principais.
  • Azul.
  • Cinza.
  • Verde.
  • Vermelho.
  • Formatos.
  • 27 Folhas.

O papel glossy (adesivo ou não) possui uma película que absorve a tinta e da mais definição a impressão por isso é altamente recomendado o uso em lembrancinhas e peças gráficas que não demandem uma alta tiragem. Pode ser encontrado nas seguintes gramaturas: 90, 115, 150, 200, 230 e 300g.

Formatos de papel
Já quanto aos modelos, eles podem ser muitos, mas os mais usados são: jornal, offset, fotográfico, couchê e revista. O que difere esses modelos é a cor, a textura, a gramatura, além do próprio tamanho, claro.

Tamanho de Papel: A4 210 x 297 mm, A6 105 × 148 mm, Carta 215 x 279 mm, EnvelopeGramatura máxima do papel: Não
Gramatura máxima do papel (bandeja multiuso): NãoCapacidade Bandeja de Entrada: 100 folhas
Capacidade Bandeja de Saída: 30 folhasCapacidade Alimentador Automático: Não
Capacidade Bandeja Multiuso: Não

É um material considerado bastante resistente. Por outro lado, o papel color set se assemelha à cartolina escolar por apresentar ambas superfícies da mesma cor.

Papel Vergê Branco A4 210x297mm 90g/m² Filipaper 100 Folhas.

Papel cartão
Esse papel só possui somente gramaturas altas, sendo mais duro que a cartolina.

O papel couché é liso, uniforme, branco e microporoso. Esses elementos deixam a impressão com bastante destaque. Se quiser fazer uma impressão frente e verso, use o L2, porque esse papel tem revestimento em ambos os lados. Agora, se o desejo for de destacar apenas um dos lados, utilize a L1.

papel couché

E o mais indicado para este tipo de material é, sem dúvidas, o papel couché. Esse papel costuma ser muito utilizado em folhetos, panfletos e cardápios pois possui uma maior resistência, além de uma textura lisa que facilita a impressão de ótima qualidade.

impressoras a laser

Posso usar couchê em qualquer impressora? As impressoras a laser são as mais indicadas para esse tipo de impressão, porque utilizam pó de toner que é depositado na superfície desse papel especial.