Para que serve o Oligoscan?

Perguntado por: abarbosa3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

O OLIGOSCAN é um método prático e revolucionário de medir em poucos segundos a biodisponibilidade dos mineras no corpo, além de intoxicação por metais pesados, avaliação de estresse oxidativo e possibilidade de desequilíbrios orgânicos pela carência ou excesso de minerais.

O mineralograma é feito no Brasil principalmente a partir de fios de cabelo. Mas no exterior análise do sangue e da urina também é muito utilizada.

Você pode fazer consultas e exames por um preço ainda mais acessível. E ainda pode adicionar mais 4 pessoas! Com o cartão dr. consulta esse exame sai pelo valor de R$277.

Para descobrir as deficiências em minerais e a presença de metais pesados, não é necessário fazer o exame via aparelho de mineralograma, que chega a custar R$ 500.

Exame realizado para avaliar a deficiência ou o excesso de elementos essenciais, com fins nutricionais, a eficácia e o controle dos tratamentos de quelação, os níveis endógenos de minerais, de oligoelementos e de metais tóxicos. É usado também no controle e monitorização de contaminação ambiental.

Algumas formas de eliminar metais pesados do organismo naturalmente são:

  1. Coentro. Para desintoxicar o organismo e eliminar o mercúrio, o coentro e a chlorella devem estar presentes diariamente na alimentação. ...
  2. Chlorella. ...
  3. Fibras dietéticas. ...
  4. Alho. ...
  5. Selênio. ...
  6. Vitamina C. ...
  7. Coenzima Q10.

Sintomas

  1. náuseas;
  2. vômitos;
  3. diarreia;
  4. dor de cabeça;
  5. dor abdominal;
  6. arritmia;
  7. aumento da pressão arterial, dentre outros.

O diagnóstico para a presença de metais pesados no organismo é simples: basta um exame de sangue, conforme explica Jhonathan Gonçalves Rocha, mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás e primeiro secretário do CRBM-3.

Resumo. A intoxicação por chumbo ocorre após a exposição caseira ou ocupacional ao chumbo. Não há nível limiar para a toxicidade. Qualquer pessoa em risco de exposição ao chumbo precisa de rastreamento com medições de chumbo no sangue regulares.

O vinagre de maçã ajuda na remoção de metais pesados e resíduos químicos como ceras inorgânicas, parafina e silicone dos fios. Esses resíduos pesam os fios deixando os opacos e sem brilho.

Os agentes tóxicos mais associados à queda de cabelo ocupacional são os metais pesados, como por exemplo, o cádmio, chumbo e mercúrio. A intoxicação por esses agentes até pode ser causada por uma exposição aguda acidental, mas geralmente elas se devem a longos períodos de exposição ao agente.

A ferritina é o estoque de ferro do corpo e é detectada por um exame de sangue simples. Seus valores normais são amplos, dependendo do laboratório (no geral varia de 10 a 300 o valor normal da ferritina). Mas, para quem tem queda de cabelo, geralmente, tentamos manter a ferritina acima de 40.

Para estabelecer o diagnóstico correto é preciso uma boa avaliação médica, o que inclui desde exames clínicos que avaliam a olho nu o couro cabeludo, tricodermatoscopia, que analisa o couro cabeludo através de um microscópio óptico com capacidade de aumento de até 200% da área analisada, a exames laboratoriais.

Avaliação laboratorial: Em casos suspeitos de eflúvio telógeno está indicada a realização dos seguintes exames: hemograma, TSH, VDRL e ferritina.

Hemograma completo
Com esse exame, é possível analisar o funcionamento e a quantidade de células vermelhas (como as hemácias, que transportam oxigênio), de plaquetas (responsáveis pela coagulação sanguínea) e de leucócitos (que garantem a nossa defesa).

mineralograma

O mineralograma é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo, como fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, chumbo, mercúrio, alumínio, entre outros.

Onde fazer Check-up Laboratorial Nutrição?

  • Vitamina B12. Mede a produção de hemácias.
  • Acido fólico. Mede o nível de vitamina B9 no organismo, que previne anemia, depressão e doenças cardíacas.
  • Magnésio. ...
  • Ferro. ...
  • Ferritina. ...
  • Vitamina D. ...
  • Hemograma.