Para que serve o OBI na Umbanda?

Perguntado por: ocalixto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O QUE É O OBI? Obi é a semente de uma palmeira africana. Em algumas casas de Umbanda o mais comum é ser utilizada para descobrir o Orixá de cabeça de um filho. Essa semente é cortada em quatro partes e jogada pelo pai de santo, que intui qual é o Orixá do filho e o Obi confirma.

Este banho serve, principalmente, para tirar as energias negativas e para a prosperidade.

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade. Fortalece o ori e, assim, firma a cabeça do indivíduo, trazendo o equilíbrio necessário para a sua saúde e, quando for o caso, para que receba seu orixá (antecede assim o processo de iniciação).

Duração da prova: duas horas (o competidor deve iniciar a prova no máximo 15:00)

Regulamento

  • A OBI será realizada em duas modalidades: Modalidade Iniciação e Modalidade Programação. Cada uma dessas modalidades é sub-dividida em Níveis, de acordo com a escolaridade e dificuldade das tarefas apresentadas. ...
  • Cada participante pode ser inscrito em apenas uma modalidade e nível.

Quem pode participar da OBI? Podem participar da OBI alunos de escolas do Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou do primeiro ano de Universidades, de acordo com os níveis estabelecidos no Regulamento da OBI.

Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto. É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos orixás.

O Obi deve ser jogado sobre água, em pratos brancos ou diretamente no chão. Seus gomos devem ser jogados de uma só vez. Não se pode mudar a caída dos gomos, nem jogar os gomos separadamente. O “jogar” o Obi não cria compromissos da pessoa com a casa ou pai de santo.

É comum que banhos de ervas de limpeza e descarrego causem sono após serem feitos. Por isso, separe um tempo em que pode descansar, como por exemplo, antes de dormir. Os que trazem energia podem te despertar e você pode se sentir super disposta a fazer muitas coisas depois.

obi |óbi| Faixa larga de tecido usada para apertar o quimono na cintura.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

Quando um médium sai ou abandona um terreiro, a obrigação dele é retirar a sua quartinha, suas firmezas, roupas, guias, etc. O dirigente daquela casa não tem obrigação nenhuma de cuidar da quartinha do filho da casa.

O termo QUARTINHA se refere a um recipiente de barro, usado para acondicionar líquidos com capacidade de 250 ml a meio litro. É um dos utensílios indispensáveis nos cultos afro-brasileiros, sendo usado na maioria dos assentamentos e na obtenção dos AXÉS.

Para saber quem realmente é o seu Pai ou Sua Mãe de Cabeça, é necessário ter em mãos, com absoluta certeza a data de nascimento da pessoa. De posse destes dados, dia, mês e ano, fazer a soma individual de cada número.

Obi é um fruto indispensável em rituais do Candomblé e Umbanda. Usado principalmente em ritual de Ori, Ebori, feitura de santo e outros.

Orobô ou orobó (em iorubá: orogbo), cujo nome científico é Garcinia kola, é um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé. Pertence a família da Garcinia.

O Obi é muito usado nos boris, que são rituais ligados à iniciação no culto. “A planta é usada na oferenda e no ritual de cabeça para o feitio de orixá.