Para que serve o NPK 6 30 6?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Ele é recomendado para estimular a brotação e o enfolhamento e é ótimo para folhagens e gramados. O fósforo (P) é fundamental na formação da clorofila e aumenta a capacidade da planta para absorver os elementos férteis do solo, uma vez que age no desenvolvimento radicular.

Este calcário começará a fazer efeito somente após 40 a 50 dias após sua aplicação, mas isto não impede que se realize o plantio nestas áreas.

NPK 10-10-10: recomendado para gramas, folhagens e vegetações que não têm frutos ou folhas. NPK 8-8-8: indicado para plantas mais delicadas, por apresentar formulação mais equilibrada (por exemplo, orquídeas e bromélias).

NPK 20-20-20: a alta concentração dessa fórmula é recomendada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: indicado para adubação de gramíneas; NPK 25-25-25: fertilizante potente indicado para espécies hidropônicas.

Os fertilizantes inorgânicos fornecem nutrientes imediatamente, fazendo com que as plantas cresçam mais rápido. Os orgânicos demoram mais para serem liberados, mas deixam o solo mais saudável ao longo do tempo. Se o seu objetivo for fazer uma planta estabelecida crescer mais rapidamente, use o inorgânico.

NPK 18-18-18. Fertilizante misto, via foliar, possui NPK em equilíbrio, auxilia a manutenção de nutrientes, fazendo com que a planta se desenvolva corretamente, raízes, caules e folhas. Desenvolvido especialmente para a manutenção de orquídeas e demais culturas.

Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

Maiores dosagens de fertilizantes elevam os custos de produção e oferecem riscos, podendo gerar toxicidade nas plantas e queda da produtividade. Assim como a carência de determinados nutrientes no solo compromete o desenvolvimento da lavoura, o excesso também pode prejudicar a cultura.

Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

O fertilizante NPK possui alta concentração de todos os macronutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio). Sua aplicação é recomendada para plantas de grande porte (feijão, café, ipê), com raízes pivotantes ou axiais e caule lenhoso do tipo tronco, formando com ramos bem acima do nível do solo até o topo da raiz.

O Plant-Prod 20-20-20 é recomendado para viveiros de mudas, folhagens e em todos os casos que necessitam de uma formulação balanceada. Seu uso como fertilizante foliar é indicado para a correção de deficiências de nutrientes em culturas extensivas e na horticultura.

A quantidade aplicada pode variar conforme o tipo de planta, sua idade e o local em que está plantada, ou seja, o solo. Por isso, é importante que seja feita uma análise química do solo para determinar sua acidez e qual a disponibilidade de nutrientes.

O adubo 20-05-20 serve para aumentar a quantidade e a qualidade de flores geradas pelas plantas, o que, por sua vez, irá também aumentar a quantidade de frutas e frutos.