Para que serve o no boca de lobo?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A boca de lobo, conhecida também por meio fio vazado, são colocadas em intervalos do meio fio, para que dessa forma seja criado um espaço para que a água possa escorrer. Por isso, a boca de lobo é muito importante para evitar alagamentos.

Pode ser também que a palavra seja devida a um uso metafórico: o buraco para escoamento de águas é como a boca de um lobo voraz. Antes da vigência da atual norma ortográfica, escrevia-se com hífenes: boca-de-lobo (cf. Dicionário Houaiss, 1.

5 - ONDE DEVEMOS COLOCAR AS BOCAS DE LOBO:

  1. Ao final de um trecho de rua antes do cruzamento. As águas pluviais não devem cruzar a via transversal.
  2. Antes da faixa de travessia de pedestres. ...
  3. Na parte mais baixa do quarteirão.
  4. Não permitir que a sarjeta receba mais água que sua capacidade.

Existem 3 tipos diferentes a serem aplicadas em sistemas de meio fio, confira abaixo:

  • Boca de Lobo Comum. A Boca de Lobo Comum é o meio-fio vazado com duas entradas, sem grade, para a passagem de água da chuva ou outras fontes.
  • Boca de Lobo com Grade. ...
  • Boca de Lobo Máxima Eficiência. ...
  • As melhores opções estão na Construsinos.

A Administração Municipal é responsável pela limpeza de bueiros e bocas de lobos do Município, a fim de evitar danos aos munícipes decorrentes de alagamentos, enchentes e proliferação de animais, com consequente aumento de doenças como dengue etc.

Boca de Lobo é também conhecido por outros nomes como bueiro, sumidouro ou sarjeta é a vala geralmente localizada ao longo das vias pavimentadas para onde escoam as águas da chuva drenadas pelas sarjetas com destino às galerias pluviais. É comum certa confusão no uso do termo.

A solução é simples e barata. Troca da boca de lobo por uma boca de leão (grelha que acompanha a inclinação da guia da rua). Tal solução não impactaria no projeto arquitetônico com a construção da garagem esse lado lote.

A distancia máxima para instalação de boca de lobo tipo dupla com grelha metálica é de 100m e sua profundidade de 1m.

Plural: bocas-de-lobo.

60 m

O espaçamento entre as bocas de lobo também deve ser dimensionado em projeto, mas recomenda-se adotar uma distância máxima de 60 m entre os dispositivos caso não seja analisada a capacidade de descarga da sarjeta.

Como devo solicitar a remoção do mesmo? R: O munícipe pode solicitar a transformação de boca de lobo em boca de leão, pagando taxa para esse serviço, que deverá ser solicitado na Praça de atendimento da Prefeitura Regional.

A Boca de Leão de Concreto da Guarani Tubos é própria para ruas, estacionamentos, calçadas etc. Tem a função de receber águas pluviais que correm pela sarjeta e conduzir à rede coletora de esgoto.

O poço de visita, popularmente conhecido pelo termo “bueiro”, designa a instalação (normalmente urbana) por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos — tais como esgoto, telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos, dentre outros.

Zeladoria Urbana
Para solicitação do serviço, é necessário entrar em contato com a Prefeitura pela Central 156, na praça de atendimento da subprefeitura ou pelo SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/).

Em relação à quantidade de dentes, a maioria dos crânios de C. brachyurus apresentaram 42 dentes com formato, tipo de oclusão e disposição semelhantes aos do C. lupus familiaris.

Lobo insular
A ínsula tem forma triangular com vértice ínfero-anterior, está separada dos lobos vizinhos por sulcos pré-insulares. Possui cinco giros (curtos e longos). Suas principais funções são fazer parte do sistema límbico e coordenar quaisquer emoções, além de ser responsável pelo paladar.

Nesse caso, por ficar em nível superior ao leito natural, a saída do bueiro pode ter seu comprimento reduzido. Todavia, deve-se levar em conta que, ao adotar essa solução, o bueiro deve ser assentado no aterro, pois é necessário proteger o talude do lado de jusante.

Trata-se do conjunto de tubulações que tem como objetivo levar os dejetos sanitários dos imóveis até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Por meio delas, escoam as águas residuárias que utilizamos dentro de casa para tomar banho, lavar os pratos e dar descarga, bem como os rejeitos de estabelecimentos comerciais.