Para que serve o milho branco na macumba?

Perguntado por: hbaptista4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Há diversas simpatias com milho que se tornaram tradição entre os brasileiros que buscam por ajuda financeira e, até, em casos de amor. Os Maias, por exemplo, possuíam uma divindade relacionada ao grão. Seu nome era Yuin Kax, "o senhor dos bosques", deus da prosperidade e da abundância.

Todos os Orixás, de Esú à Oxalá e até mesmo os ancestrais, recebem oferenda a base deste grão.

Egbó é o nome iorubá dado à famosa canjica branca, comida votiva servida a quase todos os orixás e principalmente a Oxalá. É feita de milho branco cozido ao qual podem ser acrescentados diversos elementos, como água, banha de ori, mel e azeite doce, entre outros.

O milho representa proteção e fartura, uma planta considerada sagrada, e pode atrair boas energias para a sua vida. Sabemos que têm situações que precisam de respostas rápidas e partimos para o mundo espiritual, o mais poderoso.

Como é um Ebo? Ele é composto por ervas secas, grãos, utensílios com significados litúrgicos fortes como o abano de palha, velas, frutas, legumes e até animais. A finalidade é uma limpeza, e logo após, a transferência de àse.

O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida. Para os yorubás, tudo que é realizado como trabalho ou oferenda aos Orixás é chamado de ebó.

No budismo, diferentemente do candomblé – em que a parte da comida ritual oferecida aos deuses não se pode comer – apenas se oferece aquilo que se consome e as pessoas comem o alimento após tirá-lo do altar.

Por exemplo, um Exu Caveira pode gostar de receber um padê de farinha de milho, com azeite de dendê e um bife de porco refogado no Azeite de Dendê.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.

farinha de mandioca. o azeite de dendê. aí você vai precisar de uma bebida alcoólica aqui. eu tô usando o fim pode ser whisky pode ser cachaça pode ser Conhaque também porque eu tô usando Jim por preferência Tá mas fica a seu critério também Você vai precisar de.

O mel é proibido. “Ele não come mel porque foi criado dentro de um casulo de abelha”, afirma Leila. Este é um dos Orixás mais conhecidos e que come de tudo. As oferendas mais comuns são os padês a base de farinha de mandioca, com azeite de dendê ou mel de abelha, água e bebida alcoólica.

As simpatias com pipoca são úteis para atrair dinheiro e ter mais sorte. Aproveite o poder desse alimento para melhorar a sua vida financeira!