Para que serve o mentruz rasteiro?

Perguntado por: abotelho5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Segundo a literatura toda a planta é empregada na forma de infusão (LUTZEMBERGER, 1985), como estomáquico, expectorante, depurativo, nas afecções das vias respiratórias, tosse, bronquite (CRUZ, 1979). Também usado no tratamento de escorbuto e tuberculose.

O mastruz pode ser utilizado de várias formas, sendo mais comumente utilizado em sua forma líquida, que consiste em um suco feito com leite ou água. Utilizado também de forma tópica, ou seja, como óleo essencial, devido as suas propriedades fitoquímicas.

O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.

Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.

Lívia alerta que, embora seja uma erva muito versátil, ela não foi muito estudada e seu uso deve ser feito de forma parcimoniosa, sem abusos. O uso prolongado da erva pode ser tóxico. A especialista ressaltou ainda que a planta medicinal é contraindicada para grávidas e lactantes.

Posologia e modo de uso: Uso interno: uma colher (sopa) de folhas, flores e sementes para uma xícara de água, tomar 3 vezes ao dia. Também pode ser usado o sumo. Para consumo in natura, como salada, deve ser colhido antes da floração.

O Mentrasto é um medicamento natural, antirreumático (uso externo), antidiarreico, febrífugo, anti-inflamatório, carminativo, emenagogo, tônico, contra resfriados e cólicas menstruais. Popularmente, utilizada em banhos para parturientes, para facilitar o trabalho de parto.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
O chá de mastruz é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças. O uso excessivo e/ou prolongado da planta pode ser tóxico e causar várias complicações graves. Portanto, todo o consumo de mastruz deve ser supervisionado por um médico.

O que é Mentruz:
Erva rasteira, tida por medicinal, surge espontaneamente em canteiros hortenses, utilizada para chás, para misturar à cachaça e ingerida como aperitivo. Também conhecida como mastruz ou mastruço, é da família das crucíferas e seu nome científico é senebiera pinnatifida.

Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é rico em cálcio, fósforo e magnésio, minerais importantes para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos, diminuindo o risco de fraturas.

Barbatimão é adstringente e tônico, também muito usado para tratar inflamação do útero e ovários. Os taninos estão presentes em 30% da composição do barbatimão.

Para uso na forma de chá, a nutricionista Adriana Stavro recomenda usar 3g (uma colher de sopa) das folhas em 200mL de água fervente e tomar uma xícara duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Mastruz protege a saúde do estômago
Proteger a saúde do estômago, de forma que pode até mesmo ajudar a prevenir o diagnóstico de câncer no órgão. Principalmente quando preparada na forma de chá, a erva de santa maria ajuda a controlar a acidez do estômago, evitando crises de gastrite.

Sim, pode tomar.

Mentruz (Coronopus didymus) é uma planta nativa da América e espalhada para outros continentes com os colonizadores. Ela pertence à família Brassicaceae, crescendo espontaneamente em várias regiões brasileiras. Conhecida popularmente como mastruço, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro e mastruz-miúdo.

Dentre as diversas plantas com teor terapêutico, pode-se destacar o mastruz (Coronopus didymus) como um potente agente cicatrizante em feridas cutâneas; a planta apresenta distribuição ampla e é considerada uma das mais utilizadas no tratamento empírico cutâneo.

Esta planta, que tem o nome científico Chenopodium Ambrosioides, cresce espontaneamente em terrenos arredores de habitações, possui folhas verde escura, alongadas e de diferentes tamanhos, suas flores são pequenas e de cor esbranquiçada, tem cheiro forte e desagradável e atinge até 70 cm de comprimento.

Possui propriedades diuréticas, melhora o funcionamento, tem ação antidepressiva, anti-inflamatórias, antioxidantes, antidiabéticas, ação microbiana, analgésicas, melhora os sintomas da TPM e da menopausa, é um verdadeiro aliado na saúde da mulher.

Além das fibras e dos nutrientes mencionados acima, o mastruz também é uma poderosa fonte de vitamina C, e algumas poucas proteínas.

Planta pode ser tóxica. Como fazer – Receitas de chá de mastruz. Cuidados com o chá de mastruz.
...
Chá de mastruz

  1. Leve a água e os ramos de mastruz ao fogo para ferver;
  2. Depois que ferver, tampe e deixe abafar.
  3. Quando o chá atingir uma temperatura agradável, coe, adoce (se achar necessário) e sirva imediatamente.