Para que serve o médico Neufrologista?
Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.
Como é feito o exame de Nefrologia?
Para tanto, basta que o paciente colete uma amostra da urina após um período determinado, sendo geralmente pela manhã. Em seguida, é investigada a presença de eventuais elementos que podem indicar culturas de bactérias, como proteínas, glicose, cristais, leucócitos, entre outros.
Quais são os sintomas da nefrologia?
Para saber se os seus problemas estão relacionados à nefrologia, fique atento aos seguintes sintomas:
- Dor nas costas (região da lombar)
- Dor ao urinar.
- Cólicas.
- Alterações na urina, como na cor, no cheiro, no volume e com presença de sangue ou espuma.
Qual o exame para saber se tem problema nos rins?
Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.
Qual o exame de sangue para detectar problemas nos rins?
A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins. Já o exame simples de urina (urina 1) pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal.
Quais são os sintomas de inflamação nos rins?
Os sintomas de infecção nos rins são dor forte no fundo das costas, dor e ardor ao urinar, vontade frequente de urinar e urina com cheiro forte. Em alguns casos também pode ocorrer febre, calafrios, náuseas e vômitos.
Qual o valor de uma consulta com um nefrologista?
O preço da consulta particular com nefrologista custa o valor a partir de R$ 100.
Quais as doenças que podem afetar os rins?
Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem
- Nefrite. Trata-se de uma inflamação na parte filtrante do rim, conhecida como glomérulo. ...
- Infecção urinária. ...
- Cálculo renal. ...
- Obstrução urinária. ...
- Tumores renais malignos. ...
- Insuficiência renal crônica.
Quando o rim está comprometido?
Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
O que leva uma pessoa a ter problemas nos rins?
No geral, tanto a insuficiência renal crônica, quanto a insuficiência renal aguda podem acontecer em decorrência de outras doenças, como a diabetes, a hipertensão, a doença dos rins policísticos e a presença de obstruções nos rins, como pedras.
Qual o primeiro sinal de problema nos rins?
Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.
Quais os sintomas quando o rim não funciona direito?
Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal.
Onde é a dor nos rins?
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
Como saber se é dor muscular ou nos rins?
Quando ela vem dos rins, a localização é mais específica e parte da região abaixo da caixa torácica, seja em um ou ambos os lados da coluna, em uma área próxima à virilha e no fundo das costas. Já a dor muscular pode ser bem mais abrangente, principalmente na lombar ou em locais que sofreram lesões recentes.