Para que serve o medicamento Varivax Castanha da Índia?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Varivax é um medicamento fitoterápico em comprimidos, à base de Castanha da Índia 300mg, indicado para terapia da insuficiência venosa. Ele atua no tratamento de dor, peso e inchaço nas pernas, câimbras e prurido e também no tratamento de varizes (varicose ).

A Castanha da Índia Herbarium age aumentando a resistência vascular periférica e melhora do retorno do fluxo venoso. Assim, este medicamento alivia os sintomas característicos da insuficiência venosa, como a sensação de dor e de peso nas pernas, inchaço, câimbras e prurido.

No caso da castanha-da-índia em pó, o consumo pode ser em forma de chá – uma xícara por duas vezes ao dia, após as refeições.

Ele atua no tratamento de dor, peso e inchaço nas pernas, câimbras e prurido e também no tratamento de varizes (varicose ). Além disso, sua fórmula proporciona aumento da resistência vascular periférica e melhora do retorno do fluxo venoso.

Quem não pode tomar
O uso da castanha da Índia não é recomendado para crianças, adolescentes menores de 18 anos e para mulheres grávidas sem a indicação de um profissional de saúde habilitado. Além disso, não é indicado para pessoas que tenham hipersensibilidade à escina (componente da Castanha da índia).

Embora não existam restrições, pacientes idosos só devem utilizar o medicamento após orientação médica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

De 10 min a 1 hora: o tempo de absorção dos remédios depende da posição do corpo, revela novo estudo.

Ingerir um comprimido, via oral, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas, ou a critério médico. A dose diária não deve ultrapassar seis comprimidos ao dia.

Dessa forma, ajudam na redução da pressão arterial, evitando problemas como o infarto.

Desconforto gastrintestinal, náuseas, pruridos, distúrbios da coagulação sanguínea, espasmos musculares, tonturas, dor de cabeça e hipoglicemia.

Uso em adultos e crianças maiores de 12 anos

Intervalos de administraçãoA cada 6 ou 8 horas
Duração de tratamentoPode variar conforme cada caso
Vias de administraçãoUnicamente por via oral

A Castanha da Índia é contraindicada em caso de insuficiência hepática, mas não é o seu caso. Você poderá fazer o uso da Castanha da Índia, e se quiser, poderá associar ao Hamamelis, que tem uma ação boa também para problemas de varizes.

Como consumir a castanha da Índia para emagrecer

  1. 1ª semana: partir a castanha em 8 partes e ingerir apenas uma no café da manhã ou no lanche da manhã (por volta das 9 ou 10 horas).
  2. Semanas seguintes: partir a castanha em 4 partes e ingerir apenas uma no mesmo horário da primeira semana.

A Castanha do Pará possui alto valor calórico, mas ainda assim é indicada para quem quer emagrecer. Isso porque ela é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por estimular o metabolismo e a queima de gordura, além de gerar a sensação de saciedade, o que ajuda a comer menos.

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

Manuseando os medicamentos
Nunca mastigue ou quebre comprimidos, drágeas ou cápsulas e faça a ingestão conforme a prescrição médica. Em casos específicos em que o paciente tem alguma dificuldade na ingestão, é necessário informar ao profissional de saúde para que alterações sejam feitas.

A castanha da índia é um fitoterápico utilizado no tratamento da fragilidade capilar e problemas de insuficiência venosa, como hemorroidas, má circulação, cansaços nas pernas e inchaços.

Apesar de possuir seu uso relacionado à perda de peso, a castanha da Índia não emagrece, já que não queima gordura. “Ela auxilia no processo de emagrecimento por possuir um efeito diurético e laxativo, ajuda a ter uma boa circulação”, revela Andréa.

Ingerir 1 comprimido revestido de Varivax, três vezes ao dia.

Venaflon é indicado no tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, funcional e orgânica, dos membros inferiores e no tratamento dos sintomas funcionais relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário.