Para que serve o medicamento mesilato de doxazosina?

Perguntado por: dpaiva . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

O Mesilato de Doxazosina é indicado para auxiliar no tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna e de Hipertensão.

Carduran® (mesilato de doxazosina) é indicado para o tratamento dos sintomas clínicos da hiperplasia prostática benigna (HPB), assim como para o tratamento da redução do fluxo urinário associada à HPB. Carduran® pode ser administrado em pacientes com HPB que sejam hipertensos ou normotensos.

O Mesilato de Doxazosina tem demonstrado eficácia e segurança estáveis em tratamentos prolongados (acima de 48 meses) de pacientes com HPB.

O mesilato de doxazosina pode ser administrado em pacientes com HPB que sejam hipertensos (sofram de pressão alta) ou normotensos (tenham pressão normal). Não são observadas alterações clinicamente significativas na pressão sanguínea de pacientes normotensos com HPB.

a dose inicial deve ser tomada na hora de dormir para minimizar o efeito de queda de pressão (hipotensão postural). tomar os produto sempre à mesma hora do dia.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

Unoprost 2mg, caixa com 90 comprimidos.

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.

Existem principalmente dois tipos de medicamentos: Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Agem imediatamente desde os primeiros dias de uso.

O paciente não deve tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Duomo (mesilato de doxazosina). A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.

Recomenda-se uma dose inicial de 1 mg administrado em dose única diária por 1 ou 2 semanas, a fim de minimizar a potencial ocorrência de hipotensão postural e/ou síncope.

Causas da hiperplasia de próstata
A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

Doxazosina apresentou melhores resultados que a tansulosina para reduzir os sintomas urinários. Os efeitos adversos provocados pelos bloqueadores alfa-1 geralmente são leves e bem tolerados.

Tadalafila deve ser usada com cautela quando prescrita para pacientes que tomam alfa- bloqueadores, como a doxazosina, pois a administração simultânea pode levar a uma hipotensão sintomática em alguns pacientes.

O mesilato de doxazosina pode ser administrado em pacientes com HPB que sejam hipertensos (sofram de pressão alta) ou normotensos (tenham pressão normal).