Para que serve o medicamento Kollagenase?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Gino Kollagenase (colagenase e cloranfenicol) é utilizado como agente desbridante (que remove impurezas da ferida) em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas.

A Colagenase é indicada para o desbridamento de feridas, digerindo e removendo o tecido necrótico e, consequentemente, facilitando o processo de cicatrização. O tecido necrótico está fixado à superfície da ferida através de filamentos de colágeno e só pode ser removido após a digestão desses filamentos.

A colagenase é um agente desbridante (que remove tecido desvitalizado) em lesões superficiais, promovendo a limpeza enzimática das áreas lesadas, ou seja, retirando ou dissolvendo, enzimaticamente, tecidos necrosados e crostas. A cicatrização da ferida é acelerada se não houver tecido necrosado no ferimento.

Kollagenase (colagenase) é destinada para o tratamento de lesões da pele em que é indicado o desbridamento (retirada de tecido desvitalizado) em feridas, úlceras e lesões necróticas (com tecido desvitalizado) em geral.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Na maioria dos casos a ação da pomada torna-se evidente nos primeiros 6 (seis) dias de tratamento. Se não houver melhora em até 14 dias, o tratamento com Kollagenase deve ser descontinuado pelo médico.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Idealmente, a pomada de colagenase só deve ser aplicada sobre o tecido morto da ferida, para permitir que as enzimas atuem nesse local, destruindo o tecido. Dessa forma, a pomada não deve ser aplicada sobre a pele saudável, já que pode causar irritação.

Kollagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.

Venda sob prescrição médica e retenção da receita.

Gino Kollagenase® (colagenase com cloranfenicol) deve ser introduzida cuidadosamente na vagina com auxílio do aplicador, o mais profundamente possível. Durante o tratamento com Gino Kollagenase® (colagenase com cloranfenicol) recomenda-se não utilizar ducha vaginal e não manter relações sexuais.

Cubra com um curativo secundário, como por exemplo gaze e atadura, ou gaze e fita micropore. Mantenha o curativo fechado! 4. Interrompa o tratamento com a colagenase se a ferida não evoluir, não melhorar no período máximo de 3 semanas.

A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.

Aplicar calor na ferida por 15 minutos
Esta técnica pode ser feita entre 2 a 3 vezes por dia, mas só deve ser feita depois que a casquinha se formou. Caso o local fique muito inchado ou cause dor, deve-se retirar a compressa e evitar aplicar calor durante esse dia ou, então, aplicar a compressa por menos tempo.

Usa colagenase ou papaína, por exemplo, estritamente no tecido necrosado, pois se aplicado em tecido viável estes sofrerão da ação das enzimas. Desbridamento mecânico: Retira sujidades, corpo estranho e o tecido inviável. Usado quando o tecido necrótico for de fácil retirada, pois não se utiliza anestesia.

Passar uma pomada oleosa e sob água morna, fazer movimentos de massagem sobre a crosta devem resolver.