Para que serve o medicamento Citoneurin 5000?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Indicação. Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Citoneurin® não deve ser utilizado em neuralgias e neurites graves. Há relatos de neuropatia induzida pela vitamina B6 quando utilizada em doses diárias superiores a 50 mg durante uso prolongado (6-12 meses), assim, recomenda-se monitoramento regular em tratamentos de longa duração.

As drágeas de Citoneurin® devem ser ingeridas com um pouco de líquido, após às refeições. Tratamento de neuralgia e neurite: A dose usualmente recomendada é de uma drágea três vezes ao dia. Em casos graves, a dose poderá ser aumentada a critério médico.

Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Citoneurin® não deve ser utilizado por pessoas com reconhecida hipersensibilidade (alergia) à tiamina (vitamina B1) ou a qualquer outro componente do produto. O uso também é contraindicado em pacientes com mal de Parkinson sob tratamento com medicamento contendo somente levodopa.

Se após uma aplicação surgir qualquer um dos seguintes sintomas – vermelhidão e coceira na pele, mal-estar geral, dificuldade de respirar, tonteira e sensação de desmaio –, procure imediatamente seu médico.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

081-1 CITONEURIN® não deve ser usado por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, úlceras no estômago e duodeno, diabete e infecções graves ou alergia a qualquer um dos excipientes.

A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem vegetal quando são fortificados, isto é, quando a indústria adiciona a vitamina B12 artificial em produtos como bebida de soja, de arroz ou de aveia, produtos à base de soja e cereais matinais, por exemplo.

A vitamina B12, por exemplo, previne a degeneração das células e auxilia a manter o metabolismo nervoso. Assim, quantidades insuficientes do nutriente em nosso organismo podem provocar problemas para a saúde, desde anemias e danos neurológicos até outras complicações.

Sua meia-vida biológica é longa, cerca de 36 a 72 horas, o que permite seu emprego em intervalos de dois a três dias. Antagonizando as reações inflamatórias, a dexametasona proporciona rápido alívio da dor em processos de origem reumática ou traumática.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.

A mistura deve ser aplicada por via intramuscular profunda, de preferência nas nádegas. Uma vez abertas, as ampolas devem ser imediatamente utilizadas. Não guardar ampolas já abertas para aplicação posterior. A posologia usual é uma injeção (ampola I + ampola II – solução vermelha) a cada três dias.

Citoneurin 5000 é utilizado no tratamento da neuralgia e neurite e ainda oferece complementação das vitaminas B1, B6 e B12.

Sempre que possível, as injeções devem ser aplicadas pela manhã. As ampolas, uma vez abertas, devem ser imediatamente usadas, não podendo ser guardadas para uso posterior.

Não. O uso dessa substância com bebidas alcoólicas não é recomendado, pois a mistura pode causar danos ao fígado, aumentando a chance de ocorrer reações hepáticas. Não se aconselha a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Venda sob prescrição médica.