Para que serve o medicamento Ciprofloxacino de 500?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Cloridrato de ciprofloxacino é um medicamento antibiótico de uso oral e adulto, indicado para o tratamento de diversas infecções. Cloridrato de ciprofloxacino 500mg é comercializado no formato de comprimidos revestidos, sob prescrição médica e com retenção de receita.

comprimido convencional: 500 mg cada 12 horas, durante 7 a 14 dias. comprimido de liberação prolongada: 1 g, uma vez por dia (com a refeição da noite), durante 7 a 14 dias.

O ciprofloxacino é o medicamento mais utilizado dentre as fluoroquinolonas, possuindo um amplo espectro antibacteriano. É efetivo contra uma série de bactérias gram-negativas, gram-positivas e microrganismos resistentes a outros antibióticos (como penicilina, cefalosporinas e aminoglicosídeos).

As drogas típicas escolhidas são o sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim®), a nitrofurantoína (Macrodantina®), a fosfomicina (Monuril®), a ciprofloxacina (Cipro®) ou a levofloxacina (Levaquin®). Em geral, os sintomas devem começar a desaparecer logo nas primeiras 24 horas do início do tratamento.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

O cloridrato de ciprofloxacino pode provocar reações gastrintestinais (náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, monilíase ou sapinho e flatulência), sensação de cansaço e fraqueza, reações de pele (vermelhidão, coceira e inchaço), dores nas articulações, tontura, dor de cabeça, insônia, agitação e alterações do paladar ...

R$ 17,52.

Cada infecção tem um tempo próprio para tratamento e normalmente o antibiótico começa a fazer efeito dentro de dois a três dias após o início do uso. Interromper o uso porque houve melhora dos sintomas pode levar à recaída dos sintomas e a bactéria pode se tornar resistente ao antibiótico.

O impacto na infecção deve ser melhor observado com 48 horas após o início de uso”, explica Marina.

Sulfametoxazol + trimetoprima (Bactrim ou Bactrim F);

Não é preciso tomar o comprimido junto com as refeições. Tomar os comprimidos com estômago vazio acelera a absorção. Cloridrato de ciprofloxacino não deve ser tomado com laticínios ou bebidas enriquecidas com minerais (por exemplo, leite, iogurte ou suco de laranja enriquecido com cálcio).

Apesar de ambos antimicrobianos induzirem aumento de ânion superóxido intracelular, detectado em ensaios de redução de nitroblue tetrazolium (NBT), o ciprofloxacino induziu maior quantidade que a amoxicilina.

Não use Cipro® nas seguintes situações: - Alergia ao ciprofloxacino, ou aos medicamentos contendo outras quinolonas ou a qualquer componente da fórmula; - Gravidez ou amamentação; - Uso concomitante de tizanidina.

Por isso, recomenda-se administrar o medicamento 2 horas antes ou depois de produtos contendo cálcio, ferro ou zinco (AHFS, 2011). Por via oral, ciprofloxacino pode se administrado com ou sem alimentos. Não deve ser administrado apenas com leite, iogurte ou sucos com alto teor de cálcio.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos. Para amenizar os sintomas da infecção, poucos dias.