Para que serve o medicamento Cataflam?

Perguntado por: upires8 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Como este medicamento funciona? CATAFLAM D pertence a um grupo de medicamentos chamados antiinflamatórios não- esteroidais, usados para tratar dor e inflamação. CATAFLAM D alivia os sintomas da inflamação, tais como inchaço e dor, e também reduz a febre. Não tem nenhum efeito na causa da inflamação ou febre.

A dose inicial diária recomendada é de 100 a 150 mg. Em casos mais leves, 75 a 100 mg/dia são geralmente suficientes. A dose total diária prescrita deve ser fracionada em duas ou três doses separadas, se aplicável. Não exceder 150 mg/dia.

Eles são genéricos? O cataflam apresenta como substância ativa o diclofenaco potássico enquanto o voltaren contém o diclofenaco sódico, ou seja, em um medicamento a molécula do diclofenaco está ligada ao sódio e no outro está ligada ao potássio.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Por quanto tempo tomar Cataflam
Siga exatamente as instruções de seu médico. Se você tomar Cataflam® por mais de algumas semanas, você deve garantir um retorno ao seu médico para avaliações regulares, para garantir que você não está sofrendo de reações adversas despercebidas.

Recomenda-se tomar o medicamento antes das refeições ou com o estômago vazio. É o médico quem deve dizer quantas drágeas de Cataflam deve ser tomadas e por quanto tempo. A dose inicial diária recomendada pode variar entre 75 mg a 150 mg, não excedendo 150 mg por dia.

No caso oral, em comprimidos deve-se tomar 1 comprimido de 100 a 150 mg por dia a cada de 8 em 8 horas ou 12 em 12h após comer.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno. Em geral, os anti-inflamatórios são mais efetivos que os analgésicos, mas têm taxas de efeitos colaterais um pouco mais elevadas (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).

Os remédios que podem ser indicados para garganta inflamada são:

  1. Paracetamol. ...
  2. Dipirona. ...
  3. Ibuprofeno. ...
  4. Ácido acetilsalicílico. ...
  5. Naproxeno. ...
  6. Nimesulida. ...
  7. Cloridrato de benzidamina.

Além disso, Cataflam também pode ser recomendado durante o tratamento de infecções no ouvido, nariz e garganta.

CataflamPRO é um medicamento utilizado para combater processos inflamatórios provocados por lesões musculares, como entorses e distensões, torcicolos. CataflamPRO XT possui 2,32% de diclofenaco dietilamônio, o dobro da concentração* que proporciona alívio mais duradouro.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.