Para que serve o mastruz com limão?

Perguntado por: dborges . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Além de facilitar a digestão, o consumo da erva pode reduzir os problemas gastrointestinais como a constipação, as cólicas e o inchaço abdominal. O mastruz também ajuda no tratamento do refluxo ácido e na gastrite, além de auxiliar na desintoxicação e fortalecimento do fígado.

Lívia alerta que, embora seja uma erva muito versátil, ela não foi muito estudada e seu uso deve ser feito de forma parcimoniosa, sem abusos. O uso prolongado da erva pode ser tóxico.

Especialmente na forma de xarope ou de chá, mastruz beneficia o sistema respiratório, por exemplo, ajudando a aliviar sintomas da gripe e resfriados, como a tosse, a rouquidão e a coriza. É indicada em casos de crises asmáticas, de rinite e de sinusite.

O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.

A presença de vitaminas do complexo B no mastruz é capaz de aumentar a eficiência do metabolismo. Além de promover a conversão dos nutrientes dos alimentos em energia, essas vitaminas melhoram a saúde dos olhos e da pele, o sistema nervoso, o sistema imune e a função cerebral.

Para uso na forma de chá, a nutricionista Adriana Stavro recomenda usar 3g (uma colher de sopa) das folhas em 200mL de água fervente e tomar uma xícara duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Barbatimão é adstringente e tônico, também muito usado para tratar inflamação do útero e ovários. Os taninos estão presentes em 30% da composição do barbatimão. Esses taninos promovem benefícios para saúde como fortalecimento do sistema imunológico e proteção contra doenças degenerativas devido sua ação antioxidante.

Mastruz e a consolidação óssea
Infelizmente ainda não se sabe a dose, frequência ou a melhor maneira de tomar o mastruz para a sua fratura consolidar de fato. Além disso, o mastruz pode ser tóxico se você tomar muito ou se usar por muito tempo. Para minimizar esse efeito o ideal é utilizar o mastruz como chá.

Atenção, os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, palpitações, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas. Além de ser contraindicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos.

Dentre as diversas plantas com teor terapêutico, pode-se destacar o mastruz (Coronopus didymus) como um potente agente cicatrizante em feridas cutâneas; a planta apresenta distribuição ampla e é considerada uma das mais utilizadas no tratamento empírico cutâneo.

O que é Mentruz:
Erva rasteira, tida por medicinal, surge espontaneamente em canteiros hortenses, utilizada para chás, para misturar à cachaça e ingerida como aperitivo. Também conhecida como mastruz ou mastruço, é da família das crucíferas e seu nome científico é senebiera pinnatifida.

Esses ingredientes combinados possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e podem ajudar no tratamento de problemas respiratórios, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

A “Cura Tudo” é recomendada para quem sofre de gastrite, úlcera, pedra nos rins, males do fígado e hepatite; má circulação, ácido úrico, varizes, reumatismo e hemorroidas. Também é vermífugo e auxilia no controle do diabetes, servindo, portanto, como emagrecedor.

Sim, pode tomar.

Conhecida popularmente como mastruço, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro e mastruz-miúdo. É importante ressaltar que algumas outras plantas; diferentes da que aparece em nossa imagem, também são chamadas de mentruz ou mastruço.

Possui propriedades diuréticas, melhora o funcionamento, tem ação antidepressiva, anti-inflamatórias, antioxidantes, antidiabéticas, ação microbiana, analgésicas, melhora os sintomas da TPM e da menopausa, é um verdadeiro aliado na saúde da mulher.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

Modo de preparo:
Leve a água e os ramos de mastruz ao fogo para ferver; Depois que ferver, tampe e deixe abafar.

Com propriedades detox, ela ajuda a regular o intestino, o que contribui para combater o acúmulo de gordura. Outra vantagem é que o alto teor de fibras da folha contribui para a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa coma menos.