Para que serve o Mastruz com Leite?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.

Lívia alerta que, embora seja uma erva muito versátil, ela não foi muito estudada e seu uso deve ser feito de forma parcimoniosa, sem abusos. O uso prolongado da erva pode ser tóxico. A especialista ressaltou ainda que a planta medicinal é contraindicada para grávidas e lactantes.

Melhora a respiração. Especialmente na forma de xarope ou de chá, mastruz beneficia o sistema respiratório, por exemplo, ajudando a aliviar sintomas da gripe e resfriados, como a tosse, a rouquidão e a coriza. É indicada em casos de crises asmáticas, de rinite e de sinusite.

Barbatimão é adstringente e tônico, também muito usado para tratar inflamação do útero e ovários. Os taninos estão presentes em 30% da composição do barbatimão.

Segundo esta forma de utilização, o chá de mastruz pode ser ingerido depois de grandes refeições para melhorar a digestão, pois poderá ser capaz de aumentar a produção de suco gástrico.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
O chá de mastruz é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças. O uso excessivo e/ou prolongado da planta pode ser tóxico e causar várias complicações graves. Portanto, todo o consumo de mastruz deve ser supervisionado por um médico.

Para uso na forma de chá, a nutricionista Adriana Stavro recomenda usar 3g (uma colher de sopa) das folhas em 200mL de água fervente e tomar uma xícara duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Sim, pode tomar.

Atenção, os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, palpitações, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas. Além de ser contraindicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos.

cavalinha

A cavalinha atua principalmente na reconstituição óssea em casos de fraturas, por exemplo, e no combate à osteoporose. De acordo com a farmacêutica e fitoterapeuta Raissa Sansoni, o componente responsável por estes benefícios é a sílica, um dos diversos minerais contidos na planta.

Benéfico para a saúde gastrointestinal
Além de facilitar a digestão, o consumo da erva pode reduzir os problemas gastrointestinais como a constipação, as cólicas e o inchaço abdominal. O mastruz também ajuda no tratamento do refluxo ácido e na gastrite, além de auxiliar na desintoxicação e fortalecimento do fígado.

O que é Mentruz:
Erva rasteira, tida por medicinal, surge espontaneamente em canteiros hortenses, utilizada para chás, para misturar à cachaça e ingerida como aperitivo. Também conhecida como mastruz ou mastruço, é da família das crucíferas e seu nome científico é senebiera pinnatifida.

Conhecida popularmente como mastruço, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro e mastruz-miúdo. É importante ressaltar que algumas outras plantas; diferentes da que aparece em nossa imagem, também são chamadas de mentruz ou mastruço.

Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.

Dentre as diversas plantas com teor terapêutico, pode-se destacar o mastruz (Coronopus didymus) como um potente agente cicatrizante em feridas cutâneas; a planta apresenta distribuição ampla e é considerada uma das mais utilizadas no tratamento empírico cutâneo.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.