Para que serve o levantamento terra sumo?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O deadlift – também conhecido como levantamento terra – sumô é uma variação do deadlift tradicional que exige uma postura mais ampla, ou seja, você força bem menos a lombar. Desse modo, é uma ótima opção para quem tem problemas na coluna e ainda quer aproveitar os benefícios desse exercício.

Holmes (2020) descreve as diferentes posturas da seguinte forma: O levantamento terra tradicional é caracterizado por uma postura dos pés na largura dos ombros e os braços fora dos joelhos, e o levantamento terra do sumô se distingue por exigir uma postura ampla dos pés e uma pegada que fica entre os joelhos.

O levantamento terra pede uma considerável flexão e extensão de joelhos, enquanto o stiff exige uma semiflexão de joelhos, sem movimentar a articulação dos mesmos.

Os principais músculos trabalhados no levantamento terra são os da cadeia posterior, como das coxas, glúteo máximo e dorsais. Além deles, também são solicitados os músculos adutor magno e quadríceps.

Os hip thrusts são uma excelente forma de aumentar a força dos glúteos e dos quadríceps, e é bastante simples e fácil de fazer. Se você quer aumentar a força da cadeia posterior – e se você pretende evoluir no terra, acredite: você quer – essa é uma das melhores opções disponíveis.

O stiff tem um trabalho mais forte nos músculos isquiotibiais e nos glúteos, além do trabalho sinergista dos paravertebrais. Como o levantamento terra tem uma flexão de joelho, o que faz com que os isquiotibiais entrem em insuficiência ativa, temos um trabalho menos intenso neste grupamento.

O STIFF é um exercício Monoarticular, onde o ÚNICO movimento permitido é na articulação do quadril e nada mais! O sentido do movimento é uma EXTENSÃO DE QUADRIL, onde o torque está em frear a descida e fazer força na subida.

Também não é uma boa ideia fazer stiff e terra no mesmo treino de pernas, já que ambos recrutarão grupos semelhantes e poderão gerar estresse desnecessário a coluna e lombar.

Ele é uma variação do agachamento tradicional, reconhecidamente um dos exercícios mais eficientes para deixar glúteos e coxas definidos. Feito de forma unilateral, ele tem duas variações: quando a inclinação do tronco vai à frente, exige mais dos glúteos.

Agachamento, levantamento terra, leg press, afundo e elevação pélvica são exemplos de exercícios que “ativam” o glúteo máximo, sendo o agachamento o mais eficaz entre eles.

Alternativas para aumentar os glúteos incluem exercícios, perda de gordura, alimentação adequada, bioestimulação de colágeno, bioplastia de glúteos com preenchimento, lipoescultura e implante de silicone. Os motivos da procura por aumento de glúteos podem envolver razões funcionais e estéticas.

Agachamentos
O movimento trabalha bastante os músculos posteriores da coxa e também os da parte da frente dela, que são os quadríceps. Então, se você quer engrossar essa área, o agachamento é uma boa pedida. Além disso, os glúteos não são deixados de lado nesse exercício, o que o torna bem completo.

"É normal então em até certo ponto a lombar cansar, fadigar, arder, pesar e doer, porque é o músculo que está sendo imprimido carga e intensidade sobre ela. Assim como no seu glúteo, coxa, posterior, a lombar também não vai escapar do 'sofrimento'", admite Fernando.

Fazer um levantamento terra envolve nada mais, nada menos que técnica e forma. Quando você aumenta a frequência da prática, está progredindo sua habilidade. Começar a praticá-lo 2-3 vezes por semana irá resultar numa melhor qualidade de recuperação muscular e na técnica do exercício apurada.

O levantamento terra é um daqueles exercícios que, apesar de ter como foco principal os músculos das pernas, trabalha o corpo todo. É por isso que é um movimento obrigatório em todo e qualquer treino sério.

5. Fazer muitas repetições. O levantamento terra não é para ser feito com várias repetições, pois ativa diversos músculos do seu corpo. Por isso, de 2 a 6 repetições está muito bom.

4 dicas para deixar os músculos durinhos

  1. Faça exercícios com peso. Esse tipo de atividade física, que os professores de ginástica gostam de chamar de exercícios de resistência, é a melhor forma de endurecer o corpo. ...
  2. Dê um tempo para o seu corpo. ...
  3. Inclua a atividade física no seu dia a dia. ...
  4. Coma bem. ...
  5. Tenha paciência.

Stiff e Terra são os reis do treinamento quando o assunto é posterior de coxa. Mas muita gente tem dor ou desconforto na lombar ao fazer esses exercícios.

O levantamento do peso morto é uma técnica de força, que simula a elevação de uma carga a partir do chão. Esta técnica faz parte da maioria dos planos de treino que visam as pernas e toda a cadeia muscular posterior.