Para que serve o leite da jaca?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

E o leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral. Seu período de safra é de janeiro a junho. A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais.

Principais benefícios
Rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e inflamações em geral e ainda auxilia no controle da pressão arterial; Melhora a função intestinal: a jaca é muito rica em fibras. A concentração desse nutriente é acima da média da maioria das frutas.

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é nativa da Índia, mas desde que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, se disseminou pelo país. A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa.

Por ser rica em fibras, a jaca diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana.

Comer banana e depois jaca: dá prisão de ventre
Então lembre-se: JAMAIS misture esses alimentos!

A jaca também deve ser evitada por quem sofre de doença renal crônica ou insuficiência renal aguda. Pessoas com essas condições podem desenvolver hipercalemia se ingerirem grandes quantidades de potássio. A hipercalemia é um acúmulo de potássio no sangue que pode causar fraqueza, paralisia e até ataque cardíaco.

Além da polpa adocicada, os caroços também podem ser consumidos depois de cozidos, assados ou torrados (nunca crus, pois são tóxicos dessa forma).

Rica em carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, vitamina C (NEPA, 2006), a jaca pode ser consumida fresca ou preservada em xarope, cristalizada ou em compota, é indicada para combater a tosse, e os caroços combatem os transtornos intestinais (SCHNEIDER, 1986).

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode causar aumento da dor quando o estômago já está inflamado.

“Dá pra congelar a jaca, sim. É só tirar os gomos, extrair as sementes (que podem ser cozidas e também congeladas) e espalhar sobre uma assadeira. Congela até os gomos ficarem bem duros, embala e conserva por meses.

Enquanto não há estudo com humanos nesse assunto, o melhor é evitar misturar essas frutas com bebida alcoólica, mas que as demais frutas estão liberadas.

Modo de preparo

  1. Lave os caroços de jaca, coloque numa panela com água e sal para cozinhar.
  2. Cozinhe até que os caroços fiquem moles.
  3. Depois de cozido, espere esfriar para descascar.
  4. Tempere com sal e azeite se preferir.
  5. Saboreie frio ou quente!

Segundo MORTON (1987), as sementes frescas de jaqueira contêm 52 a 58% de umidade; 6,6% de proteína; 0,4% de gordura; 38,4% de carboidratos; 1,5% de fibra; 1,2 a 1,5% de cinzas.

Quando cozida, a polpa da jaca dura fica com sabor neutro e absorve facilmente temperos de todo o tipo, de curry a ervas aromáticas. Todas as partes internas da fruta podem ser consumidas: o gomo, o caroço e o palmito.

Por isso, a jaca pode ser considerada um dos melhores alimentos para o controle do colesterol. A jaca é rica em potássio, mineral que tem um papel importante na regulação da pressão arterial.

E então, será que faz mal comer jaca à noite? Uma coisa já podemos adiantar: se você comer quantidades muito elevadas de jaca à noite – ou em qualquer outro período do dia – corre grandes riscos de passar mal sim. Isso porque tudo o que é consumido exageradamente pode fazer mal ao organismo.

O seu potencial para baixar os níveis de açúcar no sangue, pode provocar ainda alteração nas doses de medicamentos indicados para o tratamento do diabetes, por isso o consumo regular da fruta deve ser evitado nos portadores da doença.

A jaqueira é a maior árvore frutífera do mundo. Ela leva 4 anos para dar frutos. Cada jaca pode pesar até 40 quilos, e a jaqueira pode produzir frutos por 100 anos.

O fruto da jaca é múltiplo, ou seja, é composto, uma infrutescência, do tipo sincarpo, formado por um conjunto de bagas, que se desenvolvem ao redor de um receptáculo. O fruto amadurece entre 180 e 200 dias após a florada, ou de 3 a 8 meses, dependendo do tipo e do local.