Para que serve o lápis 4h?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

No geral, utilize lápis mais duros para obter traços claros e lápis mais macios para áreas sombreadas ou muito escuras. Os lápis “H” são mais difíceis de apagar, marcando o papel, enquanto os lápis “B” podem ser apagados facilmente, sem deixar marcas no papel.

Todos os grafites podem ser classificados pela sua dureza, do mais suave até o mais duro. Sendo o mais suave macio, que resulta o preto e, o mais duro o mais cinza. A dureza do lápis é classificada em 4 tipos: B, H, F e HB.

Ou então, pra passar por cima do esboço que você fez usando o lápis H. Eles são um pouquinho difíceis de encontrar justamente por serem esse meio termo, mas são ótimos quando você precisa de um traço que não seja nem muito forte e nem muito fraco.

H ou 2H – utilizar em desenho técnico; 3H a 5H – utilizar em gráficos e desenho detalhado; HB ou F – utilizar para escrita; 6H a 9H – utilizar em litografia, xilografia ou outros fins específicos.

As graduações de lápis
Dessa forma, os lápis B e 2B são usados para esboços, o 3B para criar texturas da pele, o 4B para desenhar pelos e cabelos, o 5B para sombras, e do 6B ao 9B para sombras mais escuras.

- H representa hardness, dureza; - F representa fine, fina (ponta fina); - HB representa um limiar entre B e H, que caracteriza um lápis comum, para escrita. De um modo geral, utilize os lápis mais duros para obter traçados claros e mais suaves para obter sombras e preencher áreas mais escuras.

H – Utilizado para desenho técnico; HB - Utilizado no dia a dia, para escrita; B e 2B – Indicado para esboços; 3B a 9B – Utilizado em desenhos artísticos.

Os lápis duros, se usados para sombrear, vão fazer sulcos no papel. Por isso são apropriados para esboços com traços leves e linhas de construção. Quanto maior a sua graduação, mais claros são seus traços. O lápis HB é o mais comum e usado, por mesclar as características do H e B.

6B. A maciez do tipo B permite que este lápis seja macio e escuro ao mesmo tempo, o que é ótimo para criação de sombras mais fortes.

O lápis para escrever ideal é o HB, que você também pode encontrar como “lápis nº 2”. A principal característica dele é a sua rigidez e a tonalidade mais escura, que ajuda a reforçar os traços e letras, mas não é muito difícil de ser apagado.

0.5 mm: recomendado para escrita leve e desenhos de traços finos; 0.7 mm: escrita um pouco mais forte e uso escolar; 0.9 mm: aconselhada para quem busca traços grossos e mais resistentes; a partir de 1.0 mm: recomendadas para uso artístico em geral, de acordo com os efeitos pretendidos pelo profissional.

Nos desenhos artísticos, como os retratos, normalmente utiliza-se lápis H ou HB para os primeiros traços, o 2B para dar definição ao desenho e o 6B para o acabamento.

No meio termo temos dois tipos: o HB para traços e o 2B para escrita e esboços rápidos.

Algumas marcas de lápis para desenhar mais conhecidas no mercado são:

  • Staedtler Mars Lumograph.
  • Hi-Uni (Mitsubishi);
  • Caran d'Ache Grafwood;
  • Tombow Mono 100;
  • Faber Castell Regent 900;
  • Koh-I-Noor Hardmuth;
  • Lyra.

As Minas Grafite 2.0mm 2B são resistentes e permitem uma escrita suave para sua lapiseira, possibilitando escrever e desenhar com maior conforto. Ideal para escritório e uso escolar.

O Lápis Grafite HB nº 2 de resina reciclada é ideal para fazer desenhos e para escrever em cadernos ou blocos de anotações. Pode ser utilizado em escritórios, ambiente escolar e ambiente doméstico.

As mais finas possuem diâmetro que varia de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm até 0.9 mm. Nos modelos onde o grafite é mais grosso temos 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm e 5.6 mm. Cada uma das espessuras mencionadas possuirá aplicações específicas.

Indicado para uso técnico e artístico (escrita, desenho, esboço) em papel comum e de desenho, e outras superfícies.

A graduação HB é a mais convencional, mais clara e dura (mais recomendada à escrita), e a graduação 2B mais escuro e macio (mais recomendado à desenhos).