Para que serve o Kundalini?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Suas práticas são dinâmicas, energizantes, objetivas e propõem um profundo mergulho na meditação, trabalhando a fundo nosso lado espiritual. A energia Kundalini é representada por uma serpente, que se encontra adormecida na base de nossa coluna vertebral, no nosso primeiro chakra.

O despertar da Kundalini é indicado para pessoas que queiram se conhecer mais profundamente, que queiram expandir a sua consciência. Toda essa transformação acontece através da dedicação, responsabilidade e do respeito pela prática. Não adianta apenas despertar por despertar.

O termo Kundalini vem da palavra em sânscrito kundal, que significa circular. Também se refere a uma cobra enrolada. Essa energia se manifesta no corpo através dos chakras, subindo ou descendo, provocando diferentes emoções.

Nenhuma cor específica está associada à energia da Kundalini, já que se trata de um conceito abstrato. Alguns podem visualizá-la como uma luz branca ou dourada, enquanto outros podem vê-la como uma serpente enrolada ou simplesmente como uma força poderosa.

A energia Kundalini é representada por uma serpente, que se encontra adormecida na base de nossa coluna vertebral, no nosso primeiro chakra. A partir de estímulos, ela pode despertar, e começar a subir, acessando os outros centros de energia e alinhando-os.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

A maneira principal de fazer com que esse despertar aconteça é através da prática da Kundalini Yoga. A união dessas práticas tem como objetivo liberar e despertar a energia da Kundalini, para que ela possa percorrer a sua coluna vertebral de acordo com os chakras.

Os seus sentidos tornam-se mais agudos. Sente mais empatia. Sente-se mais conectado com a natureza. Tem mais sensações corporais.

A subida da kundalini trata-se de um despertar energético da pessoa. É um acontecimento que pode trazer manifestação física, com o balançar do corpo e uma clareza de mente.

Para despertar essa energia, os yogis têm uma série de práticas de meditação, respiração e até mesmo práticas sexuais para isso. No caso do ato sexual, a Kundalini seria desperta ao mesmo tempo nas duas pessoas envolvidas e isso torna a experiência ainda mais intensa.

O terceiro chacra é o plexo solar, ou Manipura. Localizado dois dedos acima do umbigo, esse chacra amarelo pode ser representado pela frase “eu posso” ou “eu faço”. Representa a parte digestiva. É ele quem distribui a energia vital para os outros chacras e, por isso, está localizado no meio.

Chakra Cardíaco (Relacionamento): sua energia simboliza o centro das emoções. É o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais.

Chakra Básico ou Chakra Raiz. Chakra Esplênico ou Chakra do Baço. Chakra do Plexo Solar. Chakra Cardíaco ou Chakra do Coração.

Yogi Bhajan trouxe Kundalini Yoga para o Ocidente em 1968. Sendo o primeiro mestre a ensinar a ciência do Kundalini Yoga publicamente, o fez um pioneiro excepcional.

Essa ciência milenar era praticada na Índia desde 1600 a.C., mas suas técnicas não eram amplamente difundidas. Yogi Bhajan foi o responsável por compilar os pensamentos de diversos professores e sistematizar muitas dessas técnicas, traduzindo-as para os dias atuais e divulgando o Kundalini Yoga na América.

O terceiro olho é o sexto chakra do corpo, também chamado de Ajna. Ele se localiza no rosto, entre as sobrancelhas. Para a tradição hinduísta, está ligado à ... O terceiro olho é um órgão dos sentidos invisível, que geralmente se desenvolve ... que todos e cada um têm o terceiro olho.