Para que serve o junco?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Os caules dos juncos desempenham um importante papel na atenuação dos ventos e das ondas nas margens da lagoa.

O junco é planta marginal de crescimento rápido, contudo, se plantada juntamente com outras plantas ou em solo com pouca umidade, pode não se desenvolver satisfatoriamente. É conhecida pela sua utilização na fabricação de 'tatamis' no Japão e suas raízes são eventualmente utilizadas como medicamento homeopático.

Suas propriedades diuréticas permitiram sua aplicação como medicamento em outros países, além de estar presente em cosméticos. De acordo com os dados obtidos na pesquisa, a junça é uma importante fonte de calorias, com 347 Kcal para cada 100g, sendo recomendada para dietas de ganho de peso.

Plantas que coelho não pode comer
São elas: Oleandros. Samambaias. Juncos.

Foi usado para a construção da arca de Moisés (Ex. 2:3, 5). As porções da raiz do caule foram usadas para comida. O interior da casca foi cortado em tiras, que foram costuradas e secas ao sol, formando o papiro usado para escrever.

Planta depurativa, pode ser usada para lavar feridas, contra diarreia, malária na África, e também utilizada na ração animal. Além disso, ela é utilizada contra a dependência química.

Junco é o nome comum dado a numerosas espécies de plantas monocotiledóneas do tipo junciforme, sobretudo as pertencentes às famílias Juncaceae e Cyperaceae.

A planta de junco tem raiz em forma de pequenas batatas, de onde crescem os juncos, e atingem um tamanho em torno de 1,50m. Depois do processo de secagem, apenas 10% é aproveitado para industrialização.

O rattan pode ser chileno ou catarinense, onde é mais conhecido como vime e tem uma fibra mais dura, por isso mais resistente. Já o junco torna-se flexível após processo de escaldamento. E o apuí é um tipo de cipó que vem da Amazônia, forte, muito usado na montagem das peças.

O Chá de Cana do Brejo é utilizado para o tratamento de problemas urinários, contém ação anti-inflamatória, diurética e adstringente que auxilia com problemas menstruais ou nos rins, reduz inchaços, dores nas articulações, cálculos renais, úlceras, reduz dores musculares e auxilia no emagrecimento.

Modo de uso do jucá
Cozinhar as folhas por 10 minutos, coar e tomar; Bebida com o pó de Jucá: colocar 1 colher de chá do pó de jucá em 1 copo de água e misturar em seguida.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

Como fazer o Chá de Jucá: 2 colheres de sopa para um litro de água, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

O herbicida Sirius 250 SC (pirazossulfurom-etílico) controla aguapé, juncos e sagitária no arroz irrigado.

Em vime de junco, utilize um tecido levemente úmido e um pouco de sabão ou detergente neutro. Tome cuidado se o vime tiver sido pintado, já que a água pode remover a pintura. Certifique-se de enxaguar todo o móvel e secá-lo logo depois, antes de usá-lo outra vez.

Como se livrar da junça na horta
Cave o máximo que puder à volta da planta, as raízes podem chegar aos 46 cm de profundidade. Faça-o com cuidado, remova a planta,as raízes e os tubérculos, é essencial fazer isto com cuidado para não quebrar as raízes.

O betume é uma resina mineral que, quando endurecida, forma uma massa forte. Ele constitui a argamassa encontrada nos restos de tijolo queimado da antiguidade. O vale de Sidim estava cheio de poços de betume (Gênesis 14:10). Joquebede revestiu a “arca de juncos” com betume (Êxodo 2:3).