Para que serve o Juá-bravo?

Perguntado por: igoulart . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Segundo os pesquisadores, o juá tem propriedades adstringentes, antimicrobianas, diuréticas, cardiotônicas, anti-inflamatórias e analgésicas.

A Libidia ferrea, popularmente conhecida como jucá ou pau-ferro, é uma árvore amazônica usada tradicionalmente em chás, infusões e emplastos para o tratamento de feridas e contusões, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo, câncer e distúrbios gastrointestinais.

O juazeiro é uma planta típica dos sertões nordestinos, possui coloração amarelo-parda, é comestível, doce e com quantidade significativa de vitamina C. Observa-se que este fruto apresenta umidade elevada, próximo a 80% de água livre, sendo bastante suscetível ao ataque de microrganismos.

Como Fazer o Chá de Juá: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Como Beber: Não é indicada a ingestão.

Ambas, juá-manso e juá-bravo são muito semelhantes visualmente. Apesar do juá-manso ter uma coloração mais avermelhada e o juá-bravo ser mais amarelado, apenas uma pessoa com experiência é capaz de diferenciar com certeza o juá comestível do tóxico. Por isso jamais faça ingestão desse tipo de planta.

“Isso prova que o juá pode ser usado na escovação, porque limpa e reduz as bactérias”, justificou.

Lave normalmente, igual você faz com os xampus industrializados: massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, deixe agir por alguns minutos e enxágue em seguida. O juá é perfeito para quem tem problemas de caspa ou queda de cabelo, restaurando o vigor natural do bulbo capilar.

A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, cafeína, pó de juá e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se ingeridos em grandes quantidades).

O Sabonete de Juá é suavizante para a pele, Utilizado como hidratante, Indicado para limpeza da pele, manchas, rugas, acnes ferimentos, coceira, espinhas.

O picão-preto, considerado uma espécie invasora no campo, mostrou em testes ter benefícios similares aos dos retinoides, receitados nos consultórios dermatológicos em razão do seu poder de regeneração celular e síntese de colágeno.

A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona.

O juá-poca é uma fruta muito bonita e por isso caiu no gosto dos Chefs para ornamentar pratos, além de compor geleias, conservas, sucos, sorvetes e licores.

Os frutos são muito bonitos e decorativos, mais para o consumo humano só é possível comer a casca com uma fina camada de carne. As sementes são amargosas e não servem para o consumo. A casca dos frutos também podem ser usados na culinária, usando-o da mesma forma que o pimentão.

um bactericida e. cicatrizante. espectorante anti-inflamatório combate à má digestão e gastrite combate febre males de estômago uso diminui a queda dos cabelos tira caspas e tônico capilar controla a oleosidade dos. cabelos controla a oleosidade da pele combate mancha bem como se o clareamento.