Para que serve o isopor na parede?

Perguntado por: oduarte8 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Mesmo que a sua obra tenha sido construída a partir dos métodos tradicionais e seja formada por alvenaria, ainda é possível contar com as propriedades do EPS Isopor® para garantir isolamento térmico e acústico, bem como prevenir o mofo e a umidade em seus ambientes!

O isopor é compatível com a maioria dos materiais correntemente utilizados na construção de edifícios, tais como cimento, gesso, cal, água, etc. O isopor pode apresentar-se numa variedade de tamanhos e formas, que se ajustam sempre às necessidades específicas da construção.

Quanto maior a densidade do isopor, maior é a resistência térmica que ele proporciona, gerando um maior bloqueio na temperatura, tanto do frio como do calor, adicionando ao ambiente muito mais conforto e comodidade. O isopor é um material excelente para ser utilizado na construção como forma de isolamento térmico.

Podem-se molhar, pois são resistentes à humidade e são ainda imunes a todas as pragas e térmitas. Recomendamos a pintura, sempre que o perfil fique exposto diretamente ao sol.

Lastras, porcelanatos e cerâmicas são os melhores revestimentos para paredes com umidade e podem ser usados em todos os ambientes da casa. No destaque, Concrete Rope, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Desvantagem do isopor
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.

pode. fazer de qualquer jeito é só para um erro gado no isopor. pegar. fogo num isopor dessas queimadas é porque esse é legal pois é todo marcado quando você dá essa fundada nele ele fica parecendo pedra que é o efeito que eu quero que pareça aqui então eu já cortei aqui.

Como evitar o mofo na parede?

  1. A utilização de tintas impermeabilizante na construção;
  2. Evitar deixar toalhas molhadas no banheiro e panos úmidos na cozinha;
  3. Deixar a cozinha e o banheiro secos;
  4. Usar tintas antimofo nas paredes;
  5. Em caso de reincidência do mofo no local, refazer a limpeza sempre que necessário.

O tempo de decomposição do isopor é considerado indeterminado – alguns fabricantes indicam que o material não é biodegradável, não se desintegra, não desaparece no ambiente e não contém gás CFC. Ou seja, em tese, ele pode durar para sempre.

Para essa utilização recomendamos espessura de 30mm à 50mm. Reduz a passagem de ruídos: Excelente opção para reduzir a passagem de ruídos de um ambiente para outro ou mesmo de fora para dentro da sua residência.

Nivelamento de terrenos. Uma grande tendência do EPS Isopor® na construção civil é a aplicação do material no processo de nivelamento de terrenos moles ou orgânicos, compostos de argila, mangue ou com origem fluvial, bem como na pavimentação de estradas e rodovias, reduzindo pela metade o tempo das obras.

Instale revestimentos e cortinas
A terceira dica na fase de construção ou reforma é instalar revestimentos nas fachadas para isolar os ambientes das altas temperaturas. Além disso, outra boa opção é erguer paredes mais grossas nas laterais mais expostas ao sol.

Tecnologia dribla o calor e reduz temperatura interna em mais de 20°C em relação à externa.

Colocar tijolos em uma parede onde bate o sol ajuda a segurar o calor. Já a cerâmica funciona como piso, vai resfriar o ambiente, mas no inverno pode ser fria demais”. Para ele, no entanto, o uso da madeira também pode ser uma boa alternativa, se bem aplicada.

Tinta spray
Se a sua intenção é ter uma cobertura completa do material, a tinta spray é uma ótima opção de como pintar o EPS Isopor®. Isso porque esse tipo de tinta, como a tinta acrílica, tem também certo teor de verniz; além disso, a aplicação não poderia ser mais prática.

Chapa de Isopor P3 (T5F) Alta Densidade.
Já para a utilização em obras na construção civil as chapas de isopor (EPS) P3 ou T5 são uma opção muito indicada, já que são anti-chamas e extremamente resistentes a impactos e dificilmente quebram em decorrência da instalação ou transporte.