Para que serve o hack na academia?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para fortalecer as pernas e deixar o bumbum durinho, o agachamento hack é uma ótima opção. Dessa maneira, este exercício é uma das diversas variações do agachamento tradicional. Assim, o agachamento hack trabalha não só os glúteos e quadríceps, como também posteriores, panturrilha e flexores de quadril.

Enfim, a principal diferença entre o agachamento hack e o leg press é que o agachamento hack trabalha mais músculos. O agachamento hack recruta quadríceps, isquiotibiais, glúteos e abdômen. O leg press recruta principalmente o quadríceps e não atinge os glúteos ou isquiotibiais de forma tão eficaz.

O agachamento com halteres é uma opção para quem não tem acesso ao equipamento Hack e pode ser realizado de duas formas:

  1. 1: Escolha um par de halteres e faça o agachamento tradicional;
  2. 2: Agachamento sumô com halteres - posicione dois steps apontados para o lado e realize o movimento do agachamento tradicional.

Basicamente, tomando como base o movimento biomecânico, o agachamento Hack é o mesmo que o livre. A diferença está na projeção do centro de gravidade e é ai que reside as diferenças cinesiológicas que vão fazer com que o agachamento Hack tenha um estímulo diferente das variações livre e com barra guiada.

Além dos isquiotibiais e quadríceps, a cadeira flexora trabalha com o músculo gastrocnêmio que está presente na parte posterior da perna e tem como função dar estabilidade na realização dos movimentos com as pernas e também cuida da flexão da perna.

Por mais que o leg press trabalhe especificamente os músculos da perna, o agachamento consegue ser ainda mais eficiente que ele para essa região do corpo. É que de acordo com uma pesquisa publicada no ano de 2001, o agachamento trabalha mais os músculos da perna do que o próprio leg press.

Por ser realizado em um banco inclinado a 45º, fortalece a panturrilha, o quadríceps (parte da frente das coxas), os glúteos e os isquiotibiais (posteriores das coxas).

Segundo o estudo, o cardio tem a capacidade de acelerar a recuperação muscular, ou seja, auxilia o ganho de massa muscular. Portanto, se o seu objetivo é ganhar massa muscular e definir os músculos, deve realizar o treino de musculação antes dos cardio.

Bicicleta ergométrica. Ela ajuda a queimar centenas de calorias e tonificar as pernas. Ao treinar em uma bicicleta ergométrica, o truque é certificar-se de que a máquina esteja ajustada com resistência suficiente – alterar a intensidade desafia o coração e os pulmões.

Mas enquanto o agachamento ajuda na hipertrofia dos músculos dos membros inferiores, a elevação pélvica, como também é conhecida a elevação de quadril, auxilia no fortalecimento e estabilização dos músculos da lombar.

Portanto você pode usar o hack em seu treino junto do agachamento livre, passada, mesa flexora, stiff e outros, sem qualquer estratégia específica. A única “regra”, por assim dizer, é cuidar com distribuição de volume entre quadríceps (parte frente da perna) e posteriores (parte de trás da perna).

Se o seu objetivo for ganhar massa nos quadríceps e no core, por exemplo, então os agachamentos frontal e livre com barra alta são os mais indicados. Agora, se o foco são só os glúteos, aí o agachamento afundo pode ser a melhor pedida. Quem tem problemas de coluna, no entanto, deve ficar atento.

Seu principal objetivo é de potencializar a mobilidade dos membros inferiores, além de ajudar na coordenação motora e fortalecer os músculos do quadril, da coxa e da região lombar.

Um dos melhores exercícios para substituir o leg press na academia ou mesmo em casa ainda é o agachamento. Com ou sem peso, o exercício trabalha principalmente os glúteos e o quadríceps, mas também pode ajudar a fortalecer a região abdominal e a musculatura posterior da coxa.

Quais exercícios incluir nos treinos de perna?

  1. Agachamento. O agachamento é um dos treinos indispensáveis quando o assunto é treino de perna. ...
  2. Stiff. Quer trabalhar a parte posterior da coxa? ...
  3. Afundo. ...
  4. Elevação de quadril. ...
  5. Três apoios com flexão de pernas. ...
  6. Elevação de gêmeos. ...
  7. 7 – Agachamento com salto. ...
  8. 8 – Step up.