Para que serve o gráfico de histograma?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

O objetivo de um histograma é ilustrar como uma determinada amostra de dados ou população está distribuída, dispondo as informações de modo a facilitar a visualização da distribuição dos dados. Ao mesmo tempo, ressalta a localização do valor central e da distribuição dos dados em torno deste valor central.

Gráfico de linha
Os gráficos de linhas têm a função de revelar tendências e mudanças ao longo do tempo. Deve ser usado quando se deseja representar um conjunto de dados contínuos.

Acontece quando há anormalidades no processo de construção do gráfico, decorrentes de falhas ou erros de medição ou tabulação, entre outros. O histograma é uma das ferramentas básicas de estatística e análise de dados e frequência, podendo ser aplicado em diversas situações, dependendo do objetivo do estudo.

O histograma pode ser classificado em tipos como: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado. De modo geral, pode ser construído com intuito de interpretar determinada quantidade de dados, ilustrá-los em gráficos e analisar comparativamente eventuais processos.

gráfico de barras que representa o tempo em que um recurso está agendado para trabalhar por uma série de períodos de tempo.

Gráficos têm um papel fundamental na organização de dados na estatística, com eles, a interpretação desses dados torna-se mais eficiente. Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas.

O histograma é um gráfico de barras contíguas, e é apropriado para representar distribuições de frequências tando de variáveis quantitativas contínuas como discretas com muitos valores possíveis.

Gráfico de áreas
Gráfico utilizado para destacar oscilações e comparar variáveis em um determinado espaço de tempo. O componente que deve ser analisado nesse tipo de gráfico é toda a área formada entre o eixo e o ponto marcado naquele intervalo de tempo.

Use um gráfico de linhas ou um gráfico de áreas para mostrar as alterações que são contínuas ao longo do tempo. O gráfico de linhas é o gráfico mais eficaz para exibir dados de séries cronológicas.

O diagrama de dispersão é uma ferramenta gráfica que permite visualizarmos com clareza a correlação entre duas variáveis nos negócios de uma empresa. Muito utilizada como uma ferramenta de qualidade, o diagrama aponta tendências e padrões.

Tipos de Gráficos

  • Gráficos de coluna.
  • Gráficos em barra.
  • Gráficos em pizza.
  • Gráficos em linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em rede.

André-Michel Guerry

O Histograma foi utilizado pela primeira vez em 1883 pelo advogado e estudioso em estatística francês André-Michel Guerry, onde ele descreveu sua análise estatística sobre o histórico de crimes ocorridos em Paris. A palavra histograma teria surgido do termo inglês “historical diagram”.

Desvantagens do Histograma:

  • Impossibilidade de ler os valores exatos porque os dados são agrupados em categorias;
  • É mais difícil de comparar dois conjuntos de dados;
  • Utiliza apenas dados contínuos;
  • O uso de intervalos impede o cálculo exato da medida de tendência central;

O histograma de mão e obra é a representação gráfica da quantidade de recursos humanos que será necessária e distribuídas longo de um período estipulado.

Os gráficos de controle são indispensáveis para entender a variação de um indicador ao longo do tempo, afinal, o controle de qualidade depende de ferramentas visuais.

Histograma é uma ferramenta aliada da gestão da qualidade, trabalhando com a coleta de dados e distribuição em gráficos para a análise da atividade da empresa. Tal técnica é também conhecida como Diagrama de dispersão de Frequências, onde é realizada a distribuição de frequências de atividade do negócio.