Para que serve o gel da babosa?

Perguntado por: umota . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 20 votos

Gel da babosa é usado como anti-inflamatório e cicatrizante. Muita gente não sabe, mas o gel da aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Isso porque ele consegue regenerar bem os tecidos da pele, podendo ser usado em cicatrizes de acnes, machucados, queimaduras e manchinhas.

Efeitos colaterais da babosa
Há relatos de diarreia, disfunção dos rins e dermatites devido à ingestão da babosa. O uso tópico da planta pode causar alergias, irritação e edema local.

O consumo de Aloe vera não traz benefícios para o fígado e pode até te prejudicar. Não há pesquisas mostrando algum ganho e também não há definição dos níveis seguros para o uso. O melhor é não arriscar.

Ameniza as rugas
A babosa possui propriedades que estimulam a produção de colágeno, substância responsável por manter a elasticidade da pele. Assim, quando utilizada regularmente, a planta pode diminuir a profundidade das rugas e até suavizar algumas marcas de expressão nos olhos, testa ou boca.

A aloe vera tem um ótimo potencial cicarizante e regenerador para a pele. Além de ser antibactericida, anti-inflamatória e desintoxicante. Por isso, usar babosa no rosto periodicamente ajuda a diminuir manchas de sol e melasmas leves.

anti-bacterianas, refrescantes e calmantes.

Se você já tiver extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — assim, ele não escurece.

Quem não deve usar babosa
Além disso, não deve ser usada por pessoas que têm alergia a essa planta medicinal, sendo por isso importante fazer o teste de alergia antes do seu uso. Além disso, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação devem evitar seu uso.

O que você deve fazer é simplesmente colocar suas folhas de Babosa em uma pia ou papel toalha, e deixar elas inclinadas, para que a Aloína vá escorrendo para fora das folhas. Deixe escorrer por umas 2 a 3 horas. Daí é só lavar bem as folhas.

MITO – Somente o extrato da babosa (aloe vera) é recomendado como hidratação dos fios. A planta em sua forma natural pode causar irritação, inclusive ao couro cabeludo.

Informe Técnico publicado nesta quinta-feira (17/11) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que alimentos e sucos à base de aloe vera não devem ser consumidos pela população. Isso porque não há comprovação de segurança de uso desses alimentos.

Assim como a Aloe barbadensis, a Aloe maculata (ou Aloe saponaria haw, como é conhecida cientificamente), possui propriedades anti-inflamatórias. Tais características a tornam ideal para auxiliar no tratamento de dermatites faciais, como acne, rosácea e espinhas, ou caspas e excesso de sebo do couro cabeludo.

Como ingerir: tome 50 ml antes do café da manhã e 50 ml antes de dormir.

A babosa e o limão têm propriedades que ajudam o corpo a eliminar toxinas. Juntos também são excelentes “queimadores de gordura”. Quando consumimos babosa e limão metabolizamos melhor os ácidos graxos, fazendo com que a gordura seja eliminada naturalmente.

A planta ajuda a amenizar a azia através do controle da secreção de ácido dentro do estômago. Auxilia também no combate às úlceras gástricas, já que impede que elas fiquem maiores.

Apesar dos períodos mais prolongados, não é aconselhável dormir com a babosa no rosto. Ainda que ela seja uma forte fonte de hidratação para a cútis, ficar muito tempo com ela pode desencadear algumas reações alérgicas que vão dar efeito contrário ao desejado.